sábado, 18 de julho de 2020

OS 25 ANOS DO ILA

No dia 11 de agosto, o ILA, Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, completou 25 anos de existência, sob o competente comando da Dra. Nísia Campos.


Em entrevista para O Norte Fluminense, em 2012, Dra. Nísia registrou que, no dia 11 de agosto de 1995, ocorreu a fundação do ILA, no auditório do então Colégio Técnico Agrícola, hoje Instituto Federal Fluminense (IFF). "O dr. Paulo Faria de Figueiredo foi o primeiro presidente, e eu a vice-presidenteA criação do ILA teve apoio da administração de Álvaro Moreira que destinou recurso da cultura para a confecção das opas acadêmicas, aquisição de livros, envelopes impressos, entre outros". Recorda-se que "seis ônibus vieram de outros municípios. O Acadêmico Alaor Eduardo esteve presente representando Niterói (RJ). Além disso, vários ônibus de Campos trouxeram intelectuais e apoiadores para o evento", salientou.

Para a criação do ILA, Dra Nísia inspirou-se  na Pedralva, de Campos dos Goytacazes. Embora integrasse a Academia Bonjesuense de Letras (ABDL), Dra. Nísia disse que "tinha a visão de aglutinar em uma entidade, diversas atividades artísticas". Recorda-se que "convidei o dr. Ayrton Seródio para fundar o ILA, que disse: 'A ideia é muito interessante.Vamos trabalhar nisso'. Dr. Ayrton era membro da Pedralva, como sócio-correspondente".

As reuniões iniciais ocorreram no Anfiteatro Iracema Seródio Boechat, localizado na Prefeitura Municipal. Posteriormente, passaram a ocorrer nas dependências do Colégio Rio Branco e, atualmente, sucedem no salão da Câmara Municipal.

Desde que assumiu a presidência do ILA, Dra Nísia vem imprimindo um grande dinamismo à entidade, promovendo sessões históricas, concursos de poesias e lançamentos de livros, entre outros eventos meritórios.

O Norte Fluminense parabeniza a Dra Nísia e ao ILA pelos 25 anos de exitosa existência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário