quarta-feira, 22 de julho de 2020

Tucano, por Rogério Loureiro Xavier

Olá pessoa amiga e do bem.

Tucano

São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca, (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal.
Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo filhotes e ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvore. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação varia de quinze e dezoito dias. O casal se reveza para modificar a cavidade, chocar os ovos e cuidar da prole.
 
São muito importantes para a dinâmica florestal, pois dispersam as sementes para longe da planta-mãe.

Tucanos são animais de gostos interessantes e um deles é a afeição pelo banho de chuva. Tanto é que há um senso comum entre certos grupos indígenas de que quando um bando de tucanos se ajunta é porque vai chover.

As principais espécies conhecidas de tucanos são:

• Tucanuçu (Ramphastos toco): é o maior dos tucanos, com 56 centímetros de comprimento e 540 gramas. Pode ser encontrado na Amazônia, Paraguai, Bolívia e Argentina. No Brasil, habita principalmente o cerrado e a Mata Atlântica. Possui um enorme bico alaranjado (cerca de 20 centímetros) com uma mancha preta na ponta. Sua plumagem é negra, com o papo e o uropígio brancos, a área ao redor dos olhos laranja e as pálpebras são azuis.

• Tucano-grande-de-papo-branco (Ramphastos tucanus): Mede cerca de 53 a 58 centímetros de comprimento e pesa de 515 a 700 gramas. Presente em toda a região Amazônica e das Guianas e Venezuela à Bolívia.

• Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus): Presente desde a Amazônia até Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Encontrado também em Pernambuco e Alagoas, nas Guianas, Venezuela e Bolívia. Mede cerca de 46 centímetros de comprimento e é dividido em quatro subespécies.

• Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus): Possui 42 a 48 centímetros e pesa em torno de 265 g a 400 g. É encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás, Paraguai e até na Argentina. Apresenta papo amarelo e bico verde.

Fonte: Internet

Roger LX


Nenhum comentário:

Postar um comentário