quinta-feira, 30 de julho de 2020

Rua do Escorrega, Rio de Janeiro, RJ


A Rua do Escorrega, aliás, conserva uma particularidade interessante. É hoje catalogada assim na Prefeitura, contam os moradores, porque os órgãos públicos se recusaram a oficializar o antigo nome: Ladeira do Quebra-Bunda. A Rua do Escorrega é, na verdade, um prolongamento da Travessa Mato-Grosso, um dos acessos principais ao Morro, e, atualmente, está inteiramente cimentada. Outrora, porém, pavimentada com pedras de
tamanhos irregulares, conhecidas como 'pés-de-moleque', a Quebra-Bunda era famosa por provocar o tombo das mulheres de salto alto. O senhor Inácio, então, nos conta que, quando criança, sua turminha se reunia na
parte baixa da ladeira para avistar as mulheres de saia que caíam na rua.

"Da mini-série Histórias da vida e da Saúde. O trecho é um extrato do trabalho homônimo.

Decidi iniciar esse série depois de muito pensar se valia a pena. O caráter anedótico me faz recear que seu lugar não seja no Overmundo, mas resolvi compartilhar algumas histórias – fruto de uma breve pesquisa de campo da época da faculdade – com os amigos. O objetivo não é muito mostrar o que acontece pelas redondezas hoje, nem apontar esse ou aquele pontão turístico, mas mostrar pequenos pontinhos que dão outra idéia dum pedaço tão pouco conhecido do Rio.

O trabalho de campo, não me furto a lembrar, foi idéia do Gabriel Varela, dono da máquina e de algumas dessas fotos, quiçá. Eu queria ir à Paquetá e ele queria o Morro da Conceição. Foi lá que acabamos, e eu não tenho muito do que reclamar.

Onde fica:
Na rua do Escorrega, subida do Morro da Conceição.

Por que ir:
Não sei se "para avistar as mulheres de saia que caíam na rua", mas certamente para chegar ou para voltar da Rua do Jogo da Bola.
"Se bem que o candomblé e a capoeira já não encontrem reduto nas vielas do Quebra-Bunda, há uma gota de sangue em cada poesia da memória da imaterialidade da cultura da Saúde."

Quando ir:
Quando quiser ir bebericar no bar da Dona Mercedes?

Quem vai:
Moradores. Alguns estudantes de fotografia.
Dizem os moradores que andar pelo Morro da Conceição sozinho é um pouco complicado, porque as vielas são estreitas e "você pode acabar dando na porta de um morador, sabe como é".

Quanto custa:
Uma tarde.
Fonte http://www.overmundo.com.br/guia/rua-do-escorrega

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário