quarta-feira, 8 de julho de 2020

Cavalhada, no Rio de Janeiro

Cavalhada ocorrida em um circo construído no campo de Sant´Ana, Rio de Janeiro, para comemorar a Aclamação de D. João VI, em Fevereiro de 1818. Ilustrações de Jean Baptiste Debret.

Debret também comenta sobre o amor do Portugueses pelos cavalos de raça e pelos torneios relacionados à cavalaria, e comenta sobre as origens e surgimento dos mesmos:

"Portugal, sucessivamente governado por mouros e espanhóis, povos igualmente amadores de cavalos de raça, conseguiu, naturalmente, pelo cruzamento, uma nova espécie de corcéis elegantes e intrépidos. Voltando ao domínio de seus reis legítimos no século da cavalaria, conservou o português mais do que qualquer outro povo o amor aos torneios.

Pouco a pouco o caráter belicoso de tais exercícios foi atenuado mediante regras mais tranquilas, mas a equitação permaneceu a paixão dominante da Corte; e, com o nome de cavalhadas, transformou-se o torneio em uma série de exercícios de destreza tomados de empréstimo a todos os povos cavaleiros.

E, anualmente, na época consagrada às cavalhadas viam-se em Lisboa, os príncipes de sangue e os outros fidalgos exibir uma notável habilidade no manejo de seus ágeis e elegantes corcéis resplendendo sob a riqueza dos arreios 

As cavalhadas foram introduzidas no Brasil pelos governadores portugueses das províncias; nas cidades do interior, em Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina logo formaram elas uma multidão de hábeis cavaleiros capazes de rivalizarem com os portugueses ,em destreza e com a vantagem do acréscimo a seu jogos de manejo original do laço e das bolas."

Na Cidade do Rio de Janeiro, esta tradição como muitas outras desapareceram. Mas esta festa ainda existe em muitas cidades e locais do Brasil.

No interior do estado do Rio de Janeiro existe uma cavalhada, em Campos dos Goytacazes, feita há 327 anos, desde 1736, e anualmente realizada em 15 de Janeiro reunindo milhares de pessoas.                        (Terra de Santa Cruz)



Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário