quarta-feira, 15 de julho de 2020

Canário-da-terra, por Rogério Loureiro Xavier

Olá pessoa amiga e do bem.

Canário-da-terra

Canário-da-terra, pertencente à família Thraupidae, é um pássaro de coloração laranja sobre testa e face, corpo amarelo-limão nos machos e canto melodioso.

Outras denominações comuns são: canário-da-terra-verdadeiro, canário-da-horta, canário-da-telha, canário-do-campo, canário-chapinha, canário-do-chão, coroinha e cabeça-de-fogo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) sikalis, sukallis or sukalis = pequeno; (Latim) flaveola, flaveolus diminutivo de flavus = amarelo. ⇒ Amarelinho.

Distribuição Geográfica

Originário da América do Sul, é encontrado na Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e argentina.

No Brasil, ocorre nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe e Paraná.

A ave cabe na palma da mão, mas tem um canto potente que pode soar longe e é muito valorizado. Entre os filhotes machos, as primeiras notas já podem ser ouvidas aos quatro meses de idade. Forte e melódico, o pio do canário-da-terra (Sicalis flaveola) sempre encantou os brasileiros, que viram uma maneira de homenagear o pássaro chamando de canarinho a Seleção de futebol nacional, cuja principal camiseta oficial dos jogadores tem a mesma cor amarela das penas da ave.

Confiável e confiante, quando estão na natureza eles adoram se aproximar das habitações humanas. Além de excelentes cantores, são extremamente valentes e combativos. Estas aves apresentam um canto formado por várias sílabas altas, repetidas, com interrupções no meio e na retomada. As fêmeas também cantam, só que em tom mais baixo. Costumam viver em bandos. 

Características

Tamanho aproximado: 13,5 centímetros. Peso médio: 20 gramas. Os filhotes de canário-da-terra são de cor cinzenta, independente do sexo, e com cerca de 9 meses de idade os machos começam a adquirir a cor dos adultos, que é predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, já as fêmeas não mudam muito, ficam com um tom cinzento amarelado. A fêmea e o jovem têm a parte superior do corpo olivácea com densa estriação parda por baixo, com as penas e cauda e tarso quase enegrecidos, mas quando adultos assumem a coloração amarela. Com 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos já estão cantando, e levam cerca de 18 meses para adquirir a plumagem de adulto. Os machos podem brigar entre si por fêmeas – que normalmente atiçam as brigas – até a fuga de um dos canários. Devido à possibilidade de os machos brigarem até a morte, existe a prática de rinhas com estas aves. Durante as brigas, é comum que os machos danifiquem ou percam as penas da cabeça. 

Canário-da-terra-verdadeiro

O canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola), também é conhecido como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), canário-do-reino (Ceará), coroinha e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionado como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA), mesmo tal ato sendo considerado crime federal pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Graças à ação das autoridades e da conscientização da população, registros do canário-da-terra-verdadeiro vêm se tornando mais frequentes nos últimos anos.

Contrabando

Esta espécie é evidentemente visada por traficantes de aves ou criadores ilegais em razão do seu comportamento territorial agressivo — explorado em rinhas — ou por seu canto melodioso. Por essa razão, são registradas centenas a milhares de apreensões deste canário por órgãos ambientais no Brasil todos os anos; essa é umas das principais causas relacionadas ao declínio populacional de Sicalis flaveola. 

Alimentação

A alimentação é tipicamente constituída de sementes de gramíneas, como alpiste e painço, além de insetos (nunca será visto comendo pão ou restos de comida como um pardal). O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo, portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes. Ocasionalmente alimenta-se de insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

Reprodução (Postura e incubação)

Com cerca de 1 ano de idade os Canários da Terra já estão prontos para o acasalamento. A fêmea pode botar até seis ovos por ninhada, e cada fêmea pode chegar a chocar 4 vezes por ano, totalizando até 20 filhotes por temporada, que são chocados por 13 a 14 dias. Os filhotes são alimentados pelo casal, que se reveza na função. Aos 13/14 dias, os filhotes saem do ninho permanecendo com os pais por quase 30 dias. Após certo tempo, o macho expulsa os filhotes e volta a iniciar novo processo de reprodução. Em um mesmo ano, na natureza, um casal pode procriar de duas a três vezes, dependendo das condições do tempo e da disponibilidade de alimentos.

O canário-da-terra faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão-de-barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas, ou porongos pendurados com entrada adequada ao seu tamanho. Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa do ninho, chegando a atacar aves maiores que dele se aproximem. Em cativeiro, muitas vezes reproduzem-se em gaiolas de 70x40x30 cm, com uma caixa para ninho com 15 cm de lado e que tenha um furo para entrada. Normalmente, podem ser utilizados sacos de estopa cortados e desfiados para que a fêmea confeccione o ninho. Eles podem se reproduzir em idade já bem avançada, o que propicia o melhoramento genético, pois, por meio do cruzamento de pássaros campeões, com certeza obteremos filhotes de canário de qualidade.

Hábitos

Vive em campos secos, campos de cultura e caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados, sendo mais numeroso em regiões áridas.

Costuma ficar em bandos quando não está em período de acasalamento. Vive em grupos, às vezes de dezenas de indivíduos. O macho tem um canto de madrugada bem extenso e áspero, diferente do canto diurno. O canto de corte é melodioso e baixo, acompanhado de um display parecido com uma dança em volta da fêmea.

Higiene

Ao contrário da maioria dos passarinhos, o canário-da-terra não cuida muito da higiene de seu ninho, principalmente após alguns dias de vida dos filhotes. No final do processo de criação, é comum encontrar ninhos com fezes em suas bordas.

Expectativa de vida

Na natureza costuma viver mais ou menos 6 anos, já em cativeiro sua expectativa de vida é de 20 anos. Seu habitat natural são regiões descampadas, portanto não é encontrado em matas fechadas como a amazônica.
 
Cuidados básico

Antes mesmo de adquirir um Canário-da-terra a pessoa precisará organizar o local em que ele ficará. Esse passarinho pode viver tanto em gaiolas com em viveiros. A principal preocupação deve ser evitar a solidão dele, portanto é indicado que tenha um casal vivendo junto. Se preferir podem ser duas fêmeas ou até mesmo quatro fêmeas e um macho. Jamais permita que o espaço fique muito pequenos para os animais e torne-o interessante colocando brinquedos, por exemplo. 

A higiene deve ser diária. Renove a água do bebedouro para que ela esteja sempre bem fresquinha. Nunca deixe a comida por muito tempo no bebedouro. Faça a higienização da gaiola. Quanto ao próprio animal, borrife água nele e passe uma flanela pelo menos uma vez por semana, isso já servirá como um banho. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. 

Para que possa soltar sua bela voz, estes pássaros necessitam estar calmos e relaxados, qualquer barulho ou simples susto pode deixá-los estressados e desestimulá-los.

Alimentação

O fato de o canário-da-terra ter uma alimentação variada na natureza e rica em proteína (comem muitos insetos) faz com que sua alimentação em cativeiro precise ser muito bem balanceada. Caso contrário faltará alguma vitamina no organismo do animal e ele são será saudável. 

Especialistas indicam rações de boa qualidade e específicas para a espécie. Além disso um mix de sementes também pode ser oferecido regularmente. Esses animais não estão acostumados a comer frutas ou legumes quando estão na natureza, portanto não é indicado oferecê-los esse tipo de alimentação.
 
Espaço para criação

Estas se adaptam com facilidade a qualquer tipo de ambiente, viveiros ou gaiolas. No caso de gaiolas, utiliza-se as com cerca de 40 cm de comprimento. Macho e fêmea não devem viver juntos, pois podem brigar. O convívio por tempo integral também pode gerar a perda do interesse mútuo e, na época apropriada, os pássaros não acasalam.

Reprodução

Muitas pessoas compram pássaros já pensando em reproduzi-los. No caso dos canários essa tarefa é muito fácil devido a capacidade de reprodução que eles possuem. Um exemplar chega atinge a fertilidade com oito meses de idade. O acasalamento ocorre em períodos específicos do ano, entre a primavera e o verão.

Alguns cuidados devem ser tomados antes da chegada dos filhotes. É preciso colocar um ninho à disposição dentro da gaiola ou do viveiro. Nunca deixe o macho e a fêmea conviverem 24 horas por dia, eles acabam perdendo o interesse um no outro e não se reproduzem.  

A fêmea põe cerca de quatro ovos por vez e eles são chocados por mais ou menos 15 dias. Os pais não costumam fazer a higiene do ninho, por isso ele pode estar bem sujo quando retirado. 

Saúde

Em cativeiro esse pássaro pode desenvolver alguns tipos de doenças, entre elas estão: a bolha aviária, uma doença causada por vírus que provoca o surgimento de ínguas na região da cabeça; problemas causados por fungos como micose e candidíase gastrointestinal que se não detectados podem até levar o animal à morte; ataque de bactérias ao sistema gastrointestinal ou outros órgãos em menor incidência; coccidiose, causada por parasitas. 

Evitar esses problemas de saúde é relativamente simples, basta manter a higiene da gaiola e do animal em dia. Vistas periódicas a um veterinário de confiança também são indicadas. 

Por ter fácil cuidado em cativeiro, chamar atenção pela beleza, ser de porte pequeno e possuir um canto muito bonito é bastante buscado para ser criado como animal de estimação.  Portanto, se você deseja adquirir um canarinho para ter como animal de estimação em casa tenha certeza de que o está adquirindo de um local confiável e que ele não veio apreendido da natureza. 

Fonte: Internet

Roger LX







Um comentário:

  1. Boa tarde pessoa do bem, parabéns pela matéria enriquecedora em textos e fotos,indo!👏👏👏👏👏👏👏🌹🌹🌹🌹🌹

    ResponderExcluir