Há exatos 174 anos nascia a Princesa D. Isabel! Para nós, monarquistas, nossa Imperatriz D. Isabel I.
D. Isabel foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz Theresa Cristina das Duas Sicílias. Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial.
A morte de seus dois irmãos homens a fez a herdeira de D. Pedro. A princesa serviu três vezes como regente do império enquanto seu pai viajava pelo exterior. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar da ação ter se mostrado amplamente popular, houve forte oposição contra sua sucessão ao trono. O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela, juntamente com a emancipação dos escravos, que gerou descontentamento entre ricos fazendeiros.
A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar. Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.
Nossa homenagem a ela, que teria sido uma grande imperatriz!
Que descanse em paz, eterna Princesa!
(Von Regium - Facebook)
Enviado por Antonio Soares Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário