domingo, 3 de janeiro de 2021

JANEIRO

 


01. Segunda emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, em 1939, por decreto do Comandante Interventor Amaral Peixoto, que nomeou José de Oliveira Borges (Zezé Borges) como prefeito.
02. Nascimento do historiador Francisco Camargo Teixeira, conhecido como Zico Camargo, um dos gênios de nossa cultura, em 1900.
06. Inauguração do Hospital São Vicente de Paulo e da Capela Nossa Senhora do Rosário, em 1925, pela Associação São Vicente de Paulo, presidida pelo Dr. Diogo Cabral de Mello, e com a presença do Bispo da Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ), Monsenhor Henrique Mourão e de Padre Mello.
07. Nomeação do Cel. Luiz Vieira de Rezende como o 2º. Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana (1892), então nominado Itabapoana, pelo Contra Almirante Carlos Baltazar da Silveira, governador do Estado do Rio de Janeiro, no período da 1ª. Emancipação. Foram nomeados vereadores (intendentes): Francisco Boechat, João de Souza Rodrigues, Joaquim Sérgio Bastos, João Pedro Lengruber e Ricardo da Costa Soares. João Cândido Fragoso foi designado secretário.
10. Nascimento do historiador Antônio Dutra, um dos gênios de nossa cultura, em 1898.
11. Fundação da CAVIL (Cooperativa Agropecuária Vale do Itabapoana Ltda), por Eurico Moreira de Faria, em 1948; nascimento do Tenente Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla, em 1934. Filho de Domingos Ferolla e Lucilia Xavier Ferolla, ocupou a mais alta honraria de presidente do Superior Tribunal Militar.
21. Nascimento de Luciano Augusto Bastos, em 1925, em Carangola (MG). Filho de Olívio Bastos e Vivaldina Bastos, mudou-se para Bom Jesus no dia 12 de junho de 1933, após a nomeação de seu pai para o cargo de Administrador da Estrada de Ferro Leopoldina, na Estação de Bom Jesus do Norte (ES). Advogado, diretor do antigo Colégio Rio Branco e do jornal O Norte Fluminense, foi influente político local. Casou-se com Leny Borges Bastos e integrou-se de tal forma em nosso município, que o abraçou de corpo e alma, como se fosse seu.
25. Falecimento do poeta Antonio Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário