segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O mais antigo engraxate de Bom Jesus do Itabapoana (VÍDEO)

Sereninho: 61 anos de engraxate

 Manoel de Souza, conhecido como  "O Sereninho dos Teclados", é o mais antigo e um dos últimos engraxates de Bom Jesus do Itabapoana, com 61 anos de atividade na arte de polimento e limpeza de sapatos. 

Ele nasceu em Bom Jesus do Itabapoana no dia 29/09/1951. Seu pai se chamava Manoel Garcia das Neves, um cigano conhecido como Manoel das Folhas, nascido em Tocantins de Minas. Sereninho explica o apelido de seu pai: "ele tocava 5 instrumentos de uma só vez: folha de goiaba na boca, bumbo, caixa, tarol e sanfona. Meu pai teve 24 (vinte e quatro) filhos, com mulheres diferentes. Minha mãe se chamava Joana Maria de Jesus, oriunda de Muriaé (MG). Depois da separação, meu pai foi morar num ônibus abandonado que ficava na região do Isolamento, na rua Aristides Figueiredo. Depois, foi morar dentro de uma caixa d'água velha localizada no Monte Calvário. Foi com ele que aprendi a compor músicas e a tocar instrumentos. O primeiro que toquei foi um cavaquinho.

Foi com 9 anos, também, que me tornei um engraxate. Fiz uma caixa e passei a engraxar na Beira Rio, próximo à agência do Banco do Brasil.  Meus primeiros clientes foram Luciano Bastos, José Bastos Borges, Osório Carneiro e Ésio Bastos. Depois, fiz uma caixa maior, que carregava nas costas, e me tornei um engraxate ambulante. Meu segundo ponto foi na boca da ponte. Posteriormente, fui ser engraxate na Praça Governador Portela, perto do Moreninho Barbeiro. Em seguida, passei a engraxar próximo da antiga Casa Itaperuna. Finalmente, vim ser engraxate na rodoviária, onde estou há 25 anos, e trabalho no período da manhã até às 13h. Em Bom Jesus, hoje, há apenas um outro engraxate, o Jorge Pé de Cachorro".


Sereninho e Jorge Aldeir da Silva Nunes, de Pirapetinga de Bom Jesus

Manoel chegou a fazer uma dupla sertaneja conhecida como "Baiano e Sereninho", por cerca de 20 anos. Após o falecimento do colega, continuou sua atuação artística com o nome artístico de "O Sereninho dos Teclados". Já lançou um cd e possui 48 músicas inéditas e gravou a música de sua autoria "Os Grandes Nomes dos Homens", para o 3o. volume da Coleção Músicas Bonjesuenses, produzida pela Editora O Norte Fluminense - cuja letra e música estão no final desta reportagem.  "Meu objetivo é lançar um novo cd e ser contratado para tocar e cantar em serestas e festas de aniversário. Meu celular para contato é 022-99814334", registra.

Sereninho conta que estudou nos Colégios Estaduais Pereira Passos e Horácio Plínio, e também no Colégio Antônio Honório, quando concluiu o curso primário. 

Sereninho foi servidor da prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana por 35 anos, e se aposentou quando completou 70 anos. "Além de engraxar sapatos, conserto guarda-chuva e colo sapato e sandália", emenda. 

Como mensagem para as novas gerações, ele diz: "Que Deus proteja a todos! Cuidem-se da pandemia! Só tenho de agradecer a Deus e ao povo de Bom Jesus pelo apoio que sempre tive. Tenho uma boa companheira, Fabiana de Andrade. Sou feliz e agradecido a todos!"

Sereninho, além de ser o mais antigo, é um dos últimos engraxadores de Bom Jesus do Itabapoana, profissão iniciada em 1806, e que está em vias de extinção. Engraxou sapatos de muitas pessoas anônimas e de personalidades de nosso município. Com sua cadeira de engraxate, continua o legado de muitos outros engraxates que deram brilho aos passos esquecidos de nossa história.

Sereninho, no Alcancy Áudio Studio, do produtor Isac Nascimento, gravou, em 2019, a música "OS GRANDES NOMES DOS HOMENS" para o 3o. volume da Coleção Músicas Bonjesuenses, produzido pela Editora O Norte Fluminense



OS GRANDES NOMES DOS HOMENS

             Sereninho


Doutor Luciano Bastos era um grande advogado
Doutor Luciano Bastos era um grande advogado
trabalhava para o povo, era um homem bem honrado.
também o doutor Chiquinho estava sempre ao seu lado,
também o doutor Chiquinho estava sempre ao seu lado.

Doutor Afonsinho Bastos fez um grande investimento,
Doutor Afonsinho Bastos fez um grande investimento,
fundou o Técnico Agrícola, deu um grande ensinamento,
para o povo de Bom Jesus tomar o conhecimento,
para o povo de Bom Jesus tomar o conhecimento.

Senhor Osório Carneiro era um grande fundador,
Senhor Osório Carneiro era um grande fundador.
fundou A Voz do Povo, fez tudo com muito amor,
era um grande jornalista que o povo deu valor.

Termino minha canção com uma história verdadeira,
Termino minha canção, com uma história verdadeira.
com um grande nome dos homens, como foi o Doutor Oliveiro,
foi prefeito da cidade, deixou lindas cachoeiras,
foi prefeito da cidade deixou lindas cachoeiras.


3o. CD da Coleção Músicas Bonjesuenses, produzido pela Editora O Norte Fluminense, e lançado na Festa de Agosto de 2019

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário