sábado, 23 de dezembro de 2023

LUZES, DESAFIO E GRANDE LAPSO NO "NATAL DE AMOR"

Êxito é a palavra apropriada para o evento "Natal de Amor', realizado na praça Governador Portela pela prefeitura municipal, cujo prefeito é Paulo Sérgio Cyrillo, e pela Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, através do gestor José Geraldo.

Em primeiro lugar, deve ser ressaltado o belo presépio estabelecido graças ao apoio da Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria. Deve ser registrada, ainda, a bonita decoração natalina organizada pelo SESC.

Em relação às apresentações culturais, elas atenderam todas as expectativas. A Escola de Música JEMAJ, comandada pela idealista e incansável Anizia Maria Pimentel, protagonizou um lindo espetáculo de abertura, com seu coral de crianças, assim como a apresentação de alguns de seus professores, músicos que nada devem aos melhores do país.

A valorização das escolas de música constitui também um ponto positivo para a gestão pública.

A apresentação do coro e banda dos Arautos do Evangelho de Campos dos Goytacazes configurou outro momento magnífico em que os músicos e cantores desfilaram canções natalinas ao longo da história. 

A programação culminou com o resgate histórico das Folias de Reis em nosso município. Esse é um legado que os gestores municipais podem assinalar em seu currículo. Apresentaram-se duas agremiações: a Folia Três Reis do Oriente, da Nova Bom Jesus, e a Folia Santa Terezinha, Pai e Filho, do bairro Santa Terezinha. O público presente constitui uma evidência de que as Folias de Reis sempre serão objeto de interesse popular.

O desafio para o poder público alude ao fato de que duas agremiações, que foram anunciadas na programação oficial, não se apresentaram. Não houve informação dada a respeito de suas ausências.

O grande lapso, por outro lado, constitui o que poderíamos chamar de uma espécie de "grande lapso tradicional".

Bom Jesus do Itabapoana alcançou sua 1ª emancipação no dia 25 de dezembro de 1890 e comemorará 133 anos. Foi um presente de natal dado, à época, pelo governador Francisco Portela, que dá nome à nossa praça principal. O prefeito nomeado foi Pedro Gonçalves da Silva Jr, e há uma rua nominada "Gonçalves da Silva", assim como se mantém na praça o sobrado histórico onde ele morou, e que contém as iniciais de seu nome: PGS. Deflui daí que até os nomes de espaços públicos relevantes para nosso município aludem ao período de nossa 1ª emancipação.

Por outro lado, no próximo dia 1º de janeiro, ocorrerá o 85º aniversário da nossa 2ª e definitiva emancipação, outorgada pelo Interventor Amaral Peixoto em 1º/01/1939, que nomeou prefeito José de Oliveira Borges.

Em ambos os casos, o paço municipal foi o histórico prédio do atual Big Hotel, localizado exatamente na praça Governador Portela, palco da festividade natalina.

Todos os municípios costumam comemorar suas emancipações administrativas, mas em Bom Jesus do Itabapoana, todos os gestores ao longo dos anos continuam desconhecendo nossas datas históricas, ou ignorando-as.

O fato é que, por ocasião do evento na praça, mais uma vez, perdeu-se a oportunidade de, ao menos, se referir às datas mais importantes para nosso município.

O brilho e o sucesso do "Natal de Amor", que constitui um marco em nossa cultura, não podem ofuscar as críticas necessárias para que haja, no futuro, a devida correção.



Coral infantil da Escola de Música JEMAJ emocionou o público na praça Governador Portela 



Arautos do Evangelho de Campos dos Goytacazes apresentaram as canções natalinas ao longo da história 










Momento histórico para Bom Jesus do Itabapoana: o resgate das Folias de Reis 
























Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, José Geraldo 


Prefeito Paulo Sérgio Cyrillo 


TV Alcance, de Isac Nascimento, fez cobertura do evento 

O brilho de Isac Nascimento e seu filho Caio









Nenhum comentário:

Postar um comentário