quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

ENTREVISTA HISTÓRICA COM ROGÉRIO LOUREIRO XAVIER



Rogério Loureiro Xavier 

Rogério Loureiro Xavier constitui uma das personalidades mais marcantes de nosso município, com inestimável contribuição para o desenvolvimento histórico, cultural e literário das duas Bom Jesus, da região e do país.

Ele é filho do bonjesuense Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, um dos grandes vates do país, que também era escritor e memorialista, e de Gedália Loureiro Xavier, a Princesa dos Poetas.

Foi com o pai que Rogério desenvolveu sua paixão pela história e pelo amor a Bom Jesus, e se tornou um grande ativista cultural, sempre diligente na necessária divulgação da vida e obra de seu pai.

Compositor, ele concebeu um Hino a Bom Jesus do Itabapoana, que passará a integrar o repertório da Lira Operária Bonjesuense, a conhecida "Furiosa". Diariamente, Rogério posta, em seus grupos sociais, informações e mensagens de esperança para o mundo.

Segue a entrevista exclusiva prestada ao jornal O Norte Fluminense.


1. Qual a sua data e local de nascimento e filiação? 

RLX: Data nascimento: 05 out 1950, local de nascimento: Bairro de Ramos/RJ, filho de Elcio Cerqueira Xavier e Gedália Loureiro Xaviera, nacionalidade: Brasileira, estado civil: casado.

2. Quais os educandários onde estudou?

RLX: Primário: Escola Estadual Nerval de Gouvea - RJ

. Ginásio e Científico: Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro - RJ

. Técnico de Eletrônica (Nível Médio): Escola Técnica de Ciências Eletrônicas do Ibratel - RJ

. Bacharel em Física: Faculdade Moacyr Sreder Bastos- RJ

. Supervisor de Segurança do Trabalho: Instituto de Educação Afranio Peixoto - RJ

. Administração de Empresas: Curso Intensivo Ministrado pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Executivos. PROEX - Programa Brasileiro de Desenvolvimento de Executivos. 

. Projetista de Redes Telefônicas Externas: Ministrado pela Internacional de Engenharia S/A - IESA - RJ;

. MBA de Logística Empresarial: Ministrado pela Cefet- RJ.

3. Como foi sua infância e juventude?

RLX: Minha infância foi modesta, mas feliz. Morávamos no bairro de Ramos/RJ (Rua João Pizarro, 84). Ela não era calçada e com muitos terrenos baldios... mesmo com poucos recursos a minha felicidade, dos meus pais e irmãs imperava. O importante era que tínhamos um teto pra morar. O local ficava próximo à praia de Ramos (naquela época bem limpa). Sempre que podia estava na praia, juntos com meus amigos para curtir momentos inesquecíveis. Adorava jogar bola mas não sonhava ser jogador profissional. Comecei a gostar de poesias e música, mas dei um tempo. Meus pais, mesmo com poucos recursos, nunca deixaram faltar o básico para as nossas formações. Até hoje, conto com muitos amigos e boas recordações

3. Quais os locais onde trabalhou?

RLX: . Companhia Ferro Brasileiro - RJ . Comecei trabalhando na mesma empresa do meu pai, na Área Administrativa - Auxiliar de Escritório.

. Companhia de Telefones do Rio de Janeiro - CETEL/RJ - Área Técnica / Pressurização de cabos / Responsável pela Escola de Redes Externas.

. Petrobrás/Macaé-RJ - Área Técnica. (Logística de Matérias de Telecomunicações). Após alguns anos fui transferido para o Rio de Janeiro-RJ/Edise, permanecendo até a minha aposentadoria

4. Fale sobre seu casamento, sua esposa, filhos e netos.

RLX: Casei-me em 07 de outubro de 1979 com Eloisa de Oliveira Bastos, passando assinar: Eloisa Bastos Xavier. Tivemos 02 filhas: Aline Bastos Loureiro Xavier e Eliane Bastos Loureiro Xavier. Aline se formou em Medicina - Dermatologista. Elaine se formou em Fisioterapia - Dermato Funcional. Aline é casada com Leonardo Jorge de Figueiredo Mirandola - Médico. Tenho uma neta chamada Carolina - 8 anos e um neto chamado Carlos Eduardo com 1 ano.

5. Quantas irmãs você possui? 

RLX: Tenho 5 irmãs: Regina, Rosália - virou anjinho muito cedo - faleceu em 1953, Raquel (in Memoriam), Rosete e Rita de Cássia. Tenho 10 sobrinhos.

6. O que você diria sobre a influência de seus pais, Elcio Xavier e Gedália Loureiro Xavier, na formação dos filhos e de toda a família Xavier?

RLX: A influência é bem marcante. Todos nós somos muito gratos com os bons ensinamentos recebidos. A "Família Xavier" sempre foi muito unida. Quando solteiros, nos encontrávamos aos domingos para almoçar, tocar e cantar. Mesmo depois, com os casamentos, procurávamos nos encontrar com bastante frequência. Natal de Luz, geralmente, sempre em Família. Nossos filhos foram criados muito próximos e meus pais adoravam ver a casa cheia. Era muito alegria... Em tempo: (atualizando), papai teve 12 netos e 14 bisnetos.

7. Há alguns episódios com Elcio e Gedália que você poderia mencionar?

RLX: Os bons episódios com papai e mamãe foram muitos. Os aniversários em família foram inesquecíveis. Sempre tinha um bolinho e velas para apagar... No dia dos meus aniversários, eu sempre tirava folga pra almoçar com eles e com minha família. (nunca trabalhei no dia do meu aniversário - era o meu dia - meu feriado). Mamãe sempre me esperava com bolos, doces, caçarola italiana e uma especial pizza de sardinha.

8. Como você se sente como filho do Príncipe dos Poetas? 

RLX: Eu me sinto muito honrado. E agora mais ainda sabendo que minha mãe, a Mãe Dála, recebeu o título de Princesa dos Poetas do Bom Jesus do Itabapoana-RJ. 

9. Sua mãe, Gedália, também compunha poesias e chegava a fazer declamação em reuniões de família. Sabe se Gedália teve influência de Elcio? 

RLX: Acredito que não. Apesar do grande amor dos dois pombinhos, a influência de Papai era só no bom relacionamento que tinham. Adorava ver mamãe declamar suas eternas poesias. Dizem que nos eventos de Bom Jesus ela sempre se destacou. Ela sempre teve uma grande memória e um coração de ouro, invejável, nobre. Uma pessoa do bem, prestativa e grande educadora.

10. Além de grande poeta, Elcio era notável escritor e memorialista, onde resgatou fatos relevantes sobre Bom Jesus, incluindo sobre os primórdios da região, desbravada pela família Xavier. Você considera que sua devoção à cultura, às letras e à história é um legado de seu pai?

RLX: Sim, totalmente.

11. Quantos Encontros da Família Xavier foram realizados em Bom Jesus?

RLX: Foram dois os encontros da Família Xavier: em 2.000 e 2.014.

12. Você compôs um hino em homenagem a Bom Jesus do Itabapoana e está sempre presente visitando parentes e participando dos eventos conhecidos como "Café com Elcio Xavier". Esse amor por Bom Jesus seria também um legado de Elcio Xavier?

RLX: Sim, verdade. Eu tenho muito amor por Bom Jesus. Estou surfando nas intermináveis ondas que papai tanto idealizou...

13. Como você avalia a lei municipal de Bom Jesus do Itabapoana instituindo o Dia Municipal da Poesia na data de nascimento de Elcio Xavier, no dia 3 de maio?

RLX: É um sonho sonhado que agora se torna realidade. Bom Jesus do Itabapoana-RJ merece receber o seu Dia Municipal da Poesia. Papai deve estar sorrindo ao lado dos escritores bonjesuenses. Vai acrescentar muito para a cultura da nossa cidade. O dia 03 de maio se tornará eterno.

14. Qual sua avaliação sobre os eventos "Café com Elcio Xavier", em Bom Jesus do Norte, cuja culminância ocorreu no dia 29 de novembro, com a premiação dos vencedores do Concurso Literário Municipal?

RLX: Minha avaliação é de gratidão. Pra mim foi um grande marco para Bom Jesus do Norte. Que venham mais projetos voltados para as duas Bom Jesus!!

15. Os consagrados livros " O Véu da Manhã" e "Rosaquarium" de seu pai, foram reeditados pela editora O Norte Fluminense e lançados no Espaço Cultural Luciano Bastos. Você considera a possibilidade de autorização de produção de novas edições?

RLX: Sim, claro. Quanto mais forem divulgados os seus legados melhor...

16. Você doou ao Espaço Cultural Luciano Bastos um belo busto de seu pai, que compõe um ambiente dedicado à memória do Príncipe dos Poetas. Além disso, Elcio Xavier doou sua biblioteca ao ECLB. Você considera que, em conjugação com a lei municipal de Bom Jesus do Itabapoana e o "Café com Elcio Xavier" em Bom Jesus do Norte, estão estabelecidas, nas duas Bom Jesus, as bases para a expansão da divulgação da vida e da obra de Elcio Xavier?

RLX: Concordo, a divulgação de suas obras servirá para a expansão da divulgação da vida e obra Elcio Xavier. 

17. Observamos que os seus pais, Elcio Xavier e Gedália Loureiro Xavier nos deixaram fisicamente, mas continuam presentes entre nós. Como você lida com essas saudades?

RLX: Eu acredito que a nossa família e os amigos verdadeiros sempre irão lembrar dos legados deixados por Elcio Xavier. Para mim saudades ficam em forma de muita humildade e gratidão. 

18. Você se sente realizado? 

RLX: Eu considero a palavra "realizado" como uma forma de objetivo alcançado... pra mim continuarei com meus passos bem devagar... para atingir a tal realização. Todo dia aprendo com os legados de Elcio Xavier, meu pai. 

 19. Que mensagem você deixa para as novas gerações?

RLX: Espero que vivam intensamente momentos felizes ao lado de bons amigos, e que não deixem de cuidar da cultura. Quanto mais se aprende, mais se pode evoluir em busca de grandes realizações. Vamos incentivar a leitura 📚. Leiam mais e de preferência bons livros!

Aprendi que a melhor homenagem que posso fazer a quem se foi é viver como ele gostaria que eu vivesse. Semeando o bem, saudavelmente, integralmente, com projetos possíveis e até impossíveis, onde eu ainda possa acreditar, não faz muita diferença desde que não seja no mal, na violência, no negativo. É o poderoso ciclo da existência.

























































Rogério Loureiro Xavier e os netos  Carolina e Carlos Eduardo 



Um comentário: