Dr. Norberto Seródio Boechat: um escritor universal que comove e encanta |
O festejado escritor bonjesuense/pirapetinguense, Dr. Norberto Seródio Boechat, integra o PEN (Poesia, Ensaio ou Narrativa) Clube, uma associação mundial de escritores, fundado em Londres, em 1923, e que congrega cultores da palavra escrita e falada em 150 centros no mundo. Sua posse como membro efetivo na correspondente brasileira ocorreu no dia 27 de novembro de 2016.
O editor Mauro Carneiro Nolasco, um dos importantes críticos literários nacionais, se debruçou sobre os textos do bonjesuense/pirapetinguense, e, após analisar a obra-prima "Escritas de Lembranças", assinalou sobre a mesma: "As situações aqui registradas nos emocionam, e trocamos de lugar com o pensador ao entender o correr do tempo e as mutações. O autor e as personagens a desfilar histórias... O livro leva a pensar, comove e encanta".
Na mesma obra, Dr. Norberto nos brinda com uma peça teatral de fôlego, em que o autor nos leva a refletir que, ao final, somos como "farpas de madeira" que caem da velha ponte e seguem a correnteza, cada qual com um destino próprio, levadas pela correnteza.
Eliana Bueno Ribeiro, doutora em Ciência da Literatura, pela UFRJ, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Paris III, e editora da revista Passages de Paris, pontuou sobre o autor bonjesuense/pirapetinguense: "Mais feliz, este menino-interiorano-médico-da-cidade chega ao dia da narração. Mais que histórias estruturadas, temos aqui cenários e personagens como índices de momentos, índices de um tempo e da passagem do tempo".
Na medida em que sua obra ultrapassa os interesses locais de sua aldeia e passa a interessar parte do mundo, Dr. Norberto Seródio Boechat converte-se, para orgulho de todos nós, em um escritor universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário