Hoje, dia de Pentecostes, o pároco Rogério Cabral, da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, promoveu o lançamento das Bandeiras Missionárias, que percorrerão residências, comércio e outras instituições, como preparativo para a tradicional Festa do Divino que em nosso município ocorre sempre no mês de agosto.
A origem de Bom Jesus do Itabapoana traz consigo a circunstância da Festa do Divino Espírito Santo ter sido trazida por açordescendentes (descendentes de nascidos do Arquipélago dos Açores, em Portugal).
Com efeito, segundo Padre Mello, açoriano nascido na ilha de São Miguel, que aqui chegou em 18 de junho de 1899, as bases da Festa do Divino foram lançadas entre 1860 e 1862, por Antônio Teixeira de Siqueira, fixado na Fazenda da Barra, região rural de Barra do Pirapetinga, e Francisco José Borges, estabelecido na Fazenda do Leite. A família Teixeira Siqueira marcou o início da Festa em maio de 1863, com os Símbolos Sagrados - Coroa, Cetro e Bandeira - visitando as casas de fazenda em fazenda pelo novenário ao Divino Espírito Santo.
O memorialista Antonio Soares Borges salienta que o ano em que ocorreu a 1ª Festa do Divino em Bom dia Jesus, foi exatamente o ano em que nasceu Padre Mello, vislumbrando aqui a ação da providência do próprio Divino Espírito Santo.
História, Cultura e Fé constituem uma característica permanente de Bom Jesus do Itabapoana.
Belíssimo! De uma espiritualidade contagiante!!🙏🙏🙏
ResponderExcluir