sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FESTA DE BOM JESUS DO QUERENDO: 100 ANOS




A imponente Igreja do Senhor Bom Jesus, em Querendo, foi construída sobre a antiga Capela

A comunidade católica de Bom Jesus do Querendo comemorou entre os dias 12 e 14 de setembro passado,  a 100ª Festa Religiosa na localidade, com missas, procissão, bênção de carros, motocicletas e cavaleiros, e muita fé.
 

Capela com duas torres, na festa de setembro de 1925


O registro que se tem da primeira comemoração é encontrado no verso de uma fotografia pertencente a Dona Lucy Silva no qual se lê: "Festa de 1925. Igreja Fundada em setembro de 1914 ".


Procissão em 1958





 A atual capela foi construída na década de 1930 segundo o jornal "A  Vedeta":

No santuário do Bom Jesus do Querendo
Somente a 23 do corrente, serão realisadas as cerimonias do encerramento do mês mariano.
Para essa localidade, seguirá o revmo. Vigário Pe. Octavio Moreira afim de presidir todos os atos, que prometem grande animação e maior concurrencia.
O Santuário do Bom Jesus do Querendo, como sabe o público, está sendo construído, todo ele, à custa da generosa iniciativa do cap. Francisco Rosa, que tudo faz para que o novo Santuário seja, no Estado, reprodução do tão conhecido Santuário de Congonhas dos Campos.
(Ano 34 - Nº 174 - pág. 3 - 22/06/1935)



Procissão em 1958


O Jornal "A Vedeta" no ano de 1934 trouxe uma reportagem que descreve o programa da festa:

Bom Jesus do Querendo

Bom Jesus do Querendo, colocado no alto de uma colina a 700 e tantos metros acima do nível do mar, gozando de um clima salubérrimo e cercado de uma zona riquíssima pela uberdade do seu solo, está falado a ser em época não muito remota sede de distrito, e , quem sabe? Talvez um grande centro populoso.

Este prognóstico não é insensato uma vez que o padroeiro eleito para este lugar dispõe de um grande poder de atração, e a prova temo-a nos enormes grupos romeiros que partem anualmente de todos pontos do país, no mês de setembro, para cultuar Bom Jesus, em Congonhas.

Instituído aqui o jubileu, desde o ano passado, pelo Sr. Bispo Diocesano, D. Henrique Mourão, já neste ano tivemos a visita de forasteiros de pontos bem distantes deste e dos Estados vizinhos.

Graças aos esforços do Cel. Francisco Rosa da Silva, doador do terreno a Bom Jesus, a logar aos poucos tomando aspecto urbano.

Já temos cinema, casas de negócios, farmácia (onde o dr. Olegário Gomes distinto médico de Varre-Sai, dá consulta uma vez por semana), escola, barbearia, etc.

A escola paroquial está sob regência da professora D. Maria Moreira Pessanha, cuja experiência adquirida longos anos no magistério fluminense, muito tem contribuído para aumentar o numero dos alfabetizados desta zona.

O programa religioso levado a efeito durante o jubileu deste ano foi o seguinte no mês de setembro:Dia 11 - 15:30, chegada do Sr. Cônego José Thomaz, vigário de Miracema e dos seminaristas Antonio Alves Serrão e Salvador Vieira de Menezes, tendo havido festiva recepção, a ainda comparecendo os alunos da escola paroquial, todos uniformizado, falando em nome de seus colegas o menino Manoel Carlos da Silva. O Sr. Cônego em breves palavras agradeceu muito satisfeito a manifestação de que era alvo.

Na mesma noite houve o início do Jubileu , que teve de ser ligeiramente alterado devido a ausência do Sr. Bispo Diocesano que por se encontrar enfermo não pode comparecer a esta comunidade.
Dia 13 - 7:00, Missa e sermão havendo grande concurrência de fiéis à mesa eucarística; às 15:00 houve a procissão com cânticos das crianças da escola, e cathecismo. à noite foi resada a ladainha, havendo em seguida reunião dos homens e procissão no interior da igreja.

Dia 14 - 7:00, solene procissão, os alunos da escola, num total de 48, com a cruz paroquial à frente, em seguida a bandeira nacional, comparecera à missa e fizeram a primeira comunhão. Em tocantes palavras, o Sr. Cônego José Thomaz dissertou sobre o significado de tão solene ato.

À tarde desse dia, em lindo andor saiu em procissão a imagem do Sr. Bom Jesus que era precedida pelo andor da padroeira do Brasil, tendo comparecido a mesma a liga católica com seus estandartes, o apostolado da oração, o colégio com a bandeira nacional e diversas crianças do catecismo. Os atos religiosos foram realisados dentro da nona igreja, cuja construção se encontra muito adiantada.
Durante os dias da festa funcionaram barraquinhas e botequins, na melhor ordem.
( A Vedeta, Ano 33 - Nº 167, pág. 1, 29/09/1934)





Procissão em 1958



O jornal a Vedeta informa, por outro lado, que a atual imagem do padroeiro chegou na comunidade e agosto do ano 1935:

Santuário do Bom Jesus do Querendo
O Sr. Antônio C da Silva, abastado comerciante no povoado do Querendo, distrito de Ouro Fino, neste município, acaba de oferecer para aquele santuário uma imagem do Senhor Bom Jesus, medindo 170 centímetros de altura. A referida imagem, será levada pelo povo, em procissão de Ouro Fino para o Querendo na tarde do dia 3 de agosto próximo.
Será benzida solenemente por S. Excia. Revma. o Senhor Bispo Diocesano, às 10:00 do dia 04 de agosto, no santuário.
para esta solenidade já foram convidadas as pessoas de maior destaque daquela zona, coo paraninfos. Tocará durante o ato a banda de musica Lyra Santa Cecilia, de Varre Sae, sob a direção do maestro Ernestino Antônio de Faria.
Às 19:00 serão queimados vários fogos de artifícios.
Para esta festividade que promete revestir-se de grande animação já estão iniciando os preparativos, e dentro em breves dias serão distribuídos todos os atos religiosos.
(ano 34 - Nº 175 - pág. 1 - 06/07/1935)




Cruzada Eucarística em 1950, com Padre Olivácio

Outra reportagem do jornal " A VEDETA"
transcreve o programa da festa de 1934:

SANTUARIO DO BOM JESUS DO QUERENDO
Distrito de Ouro Fino - Município de Itaperuna

Este Santuário vai receber festivamente a imagem do Senhor Bom Offerecida pelo Sr. Antonio Silva, abastado comerciante no povoado do Querendo.
Medindo 1,70 de altura a imagem é perfeitissima. Para entrega desse valioso donativo o Sr; Antônio Silva promove uma grande festividade, constante do programa que se segue:
Dia 3 - Chegada de sua Excia. Revma. Sr. Bispo Diocesano, às 17 horas.
À noite às 19 horas, recitação do terço e bençao do Santíssimo.
Dia 4 - às 10 horas da manhã a imagem do Senhor Bom Jesus que já se encontra em Ouro Fino, será levada pelo povo em romaria para o Santuário do Querendo, onde às 15 horas será solenemente benzida pelo Sr. Bispo Diocesano.
Haverá Chrisma às 16 horas.
Durante as funções sacras tocará a banda de musica Lyra Santa Cecília de Varre Sai sob a direção do maestro Ernestino Antonio de Faria.

Após as cerimônias religiosas do Santuario serão queimadas várias peças de fogos de artifício. e o Sr. Pedro Lourenço fará em nome do festeiro, um discurso de agradecimento pelo comparecimento de todos.
Na tarde do dia 3 haverá um grandioso match de Foot-ball, às 15 horas entre os quadros de Varre Sai e Querendo F.C.
Bom Jesus do Querendo, 8 de Julho de 1935
(Anno 34 - Nº 176 - 27/07/1935 - Pág. 2)

O interior da Igreja


 Segundo Tarcísio Ferreira, advogado, presidente da Comissão da Festa Religiosa da comunidade querendense, a última festa do calendário do município de Natividade constitui " testemunho de fé do que o povo acredita em seu coração e se exterioriza nos festejos de setembro".


Tarcísio Ferreira: "testemunho de fé"




Tarcísio ressaltou, ainda, a importância da Igreja Católica para a comunidade: "Além da celebração da Igreja, deve ser ressaltado o júbilo da mesma em contribuir para o bem da coletividade, como no caso da doação dos terrenos para a construção da praça e do campo de futebol", registrou.


Imagem foi abençoada em agosto de 1935, por Dom Henrique Mourão


REPORTAGEM DE JORNAL INDICA QUE A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS FOI ABENÇOADA POR DOM HENRIQUE MOURÃO NO DIA 04 DE AGOSTO DE 1935:

D. Henrique Mourão Visita Natividade
[...]

Dia 3 - Às 17 horas, S. Excia. seguio de Ouro Fino para o Santuario de Querendo. Chegada às 17:30, com grande concurrencia de fiéis. Houve ladainha, pregação e cantos. No dia seguinte, S. Excia. resou a missa festiva, com pregação do Evangelho. S. Excia. hospedou-se na casa paroquial. às 16 horas foi benzida por S. Excia. a nova imagem do S. Bom Jesus, Oferecida pelo sr. Antonio Silva, e em seguida fez-se a grandiosa procissão. Todos os festejos externo e internos tiveram grande afluência de fiéis. S. Excia. regressou a Natividade,  às 19 horas. Encerrada desta forma  a visita pastoral, D. Henrique Mourão regressou a Campos, na madrugada do dia 5, afim de ir presidir as cerimonias da festa do S. Salvador.

(Anno 34 - Nº 177 - 10/08/1935 - pág 4.)






 


Oração ao Senhor Bom Jesus

Ó Senhor Bom Jesus que Viveis em Maria, vinde e vivei em vossos servos,  no espírito de vossa santidade, na plenitude de vossa força, na perfeição de vossas vias, na verdade de vossas virtudes, na comunhão de vossos mistérios; dominai sobre toda a potestade inimiga, em vosso espírito para a glória de Deus Pai.

Senhor Bom Jesus, eu vos reconheço como Rei do Universo, sois o autor de toda a criação; exercei sobre mim todos os vossos direitos. Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando a Satanás, suas pompas e suas obras. E, de modo especial, comprometo-me a lançar mão de todos os meios ao meu alcance para fazer triunfar os direitos de Deus e de vossa Igreja.

Eu vos ofereço minhas pobres ações para que os homens reconheçam a vossa realeza sagrada e o reino de vossa paz se estabeleça por todo o universo. Amém.
( Dados fornecidos por Tarcísio Ferreira)

 




Um comentário: