segunda-feira, 24 de novembro de 2014


CORONEL QUINCA BENTO

Ezio Oliveira Campos








Joaquim Rodrigues Souza Campos (Cel. Quinca Bento) nasceu em em 12 de junho de 1882, em Santa Clara, município de Porciúncula RJ. Faleceu em 18 de agosto de 1970.


Veio morar na localidade de Arraial Novo, em Calheiros, 2ºdistrito de Bom Jesus do Itabapoana, aos 18 anos, onde constituiu sua família e teve 7 filhos, sendo um adotivo. Ali conquistou sua fazenda, onde produzia café e criava gado, fazenda esta onde vivem seus filhos, netos bisnetos e tataranetos até os dias de hoje.
Calheiros, 2ºdistrito de Bom Jesus do Itabapoana, aos 18 anos, onde constituiu sua família e teve 7 filhos, sendo um adotivo. Ali conquistou sua fazenda, onde produzia café e criava gado, fazenda esta onde vivem seus filhos, netos bisnetos e tataranetos até os dias de hoje.

Sendo este homem um dos primeiros desbravadores da região, construiu a primeira escola, a padaria, a igreja Católica, o cemitério, o campo de futebol e promoveu a abertura da primeira estrada de Calheiros a Arraial Novo.

Cel. Quinca Bento sempre prestou apoio de emergência à saúde dos moradores, realizando enfaixamento de fraturas em pernas e braços, com recursos artesanais, num tempo em que inexistia o imediato acesso à saúde.

Por ser muito respeitado, era sempre solicitado para ser o mediador na resolução de problemas na região. Intercedia, assim, em conflitos envolvendo divisão de terrenos, desavenças em divisão de bens, entre outros, numa época em que ninguém tinha acesso à justiça.

Sendo um líder político, durante toda a sua existência foi respeitado e ouvido pelas autoridades.

Por ocasião da emancipação do município de Bom Jesus do Itabapoana, em que foi elaborado o mapa da divisão territorial dos distritos, sua fazenda estava prevista para passar a pertencer ao distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. Ocorre que, pelo seu amor ao distrito de Calheiros, foi até às autoridades responsáveis pela divisão e intercedeu pedindo para que sua propriedade continuasse a pertencer ao distrito de Calheiros. Seu pedido foi atendido e, assim, a divisão ainda permanece do mesmo jeito de outrora, com a propriedade pertencendo a Calheiros.

Enfim, este homem, que respeito e guardo em minha memória como exemplo de líder, que buscava sempre o bem de todos, foi muito respeitado, e lutou, em especial, por melhorias para o distrito de Calheiros e, em particular, para a comunidade de Arraial Novo, onde o Posto de Saúde que atende toda a comunidade leva o seu nome: "Coronel Quinca Bento", em homenagem àquele que sempre buscou melhores condições de vida para todos.

Ezio Oliveira Campos é neto do Coronel Quinca Bento

Um comentário:

  1. Que alegria ler essa reportagem sobre meu Bisavó Quinta Bento, uma pessoa muito querida e especial que é lembrada até hoje por todos os parentes e conhecidos, como uma pessoa de honra, caráter e muito humano. Meu Tio Ezio Campos, muito querido também, herdou a veia politica do meu Bisavó.

    ResponderExcluir