domingo, 2 de novembro de 2014


Do blog de Frederico Sueth

http://acervobji.blogspot.com.br/2014/11/eclb-memoria-saga-de-boanerges-silveira.html

sábado, 1 de novembro de 2014

ECLB Memória | A saga de Boanerges Silveira dissecada em passeio histórico pela serra bom-jesuense

Imagens: André Luís de Oliveira
O Espaço Cultural Luciano Bastos e a Associação dos Amigos do Memorial governadores Roberto e Badger Silveira promoveram neste sábado mais um evento em resgate à memória da rica história da família Silveira em Bom Jesus do Itabapoana. 

Estiveram presentes familiares de Badger Silveira e José Teixeira Silveira, o Zequinha Silveira [ Badger e José Roberto, filhos de Badger Silveira, Herval Silveira, filho de José Teixeira Silveira e Geraldo Silveira, filho de Maria da Penha Silveira - nota de ONF] que teve destaca carreira política no estado do Paraná, sendo primeiro prefeito eleito do município de Nova Esperança e deputado estadual e federal pelo mesmo estado.

O evento teve a sua primeira parte realizada nas dependências do ECLB onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o nosso centro de memórias e todos contemplaram uma apresentação musical da notável Vera Lúcia Borges com seu acordeom. 

Imagens: André Luís de Oliveira
Na sequência eles foram até o busto de Roberto Silveira na Praça Governador Portela no qual ofertaram uma homenagem floral. 

E aproveitando o ensejo eles reivindicaram ao poder público que providencie uma homenagem a Badger Silveira com um busto ao lado do irmão.

Em seguida os participantes da comitiva que participou do evento seguiram em direção ao antigo casarão onde residiu os avós dos governadores Silveira na região do Caeté, próximo à estrada da serra dos Quebrados para o início do passeio histórico cultural.

Imagens: André Luís de Oliveira
Saindo do Caeté todos seguiram para Barra do Pirapetinga, e no Bar do Edésio eles fizeram uma pausa para o almoço com comidas típicas de nossa zona rural com o Doutor Gino Bastos fazendo um rápido pronunciamento sobre a história do início da relação amorosa entre Boanerges Silveira e Maria do Carmo Teixeira, a Dona Biluca, pais de Zequinha, Roberto e Badger.

Dando sequência ao turismo histórico promovido pelo ECLB todos rumaram para a Fazenda São Tomé para que se conhecesse a história visionária e empreendedora de Boanerges Silveira. 

José Roberto, Geraldo, Herval e Badger Silveira Filho[Nota de ONF]
Foi neste momento  quando uma senhora que acompanhava os familiares presentes se recordou que o casal Boanerges e Biluca também residiram em uma construção que antes era uma residência e atualmente funciona como paiol da propriedade.

Trata-se de uma valiosa descoberta que constará nos anais deste magnífico trabalho de resgate de nossa história realizado pelo Espaço Cultural Luciano Bastos. 

Esta sequência de eventos está proporcionando novas descobertas da história da formação de nossa própria sociedade e a grandeza de Bom Jesus do Itabapoana no cenário político estadual e nacional. 
_________________________________________________________________

Quantas pequenas cidades como Bom Jesus do Itabapoana projetaram dois irmãos ao governo do estado?

Essa brilhante iniciativa está dando uma inestimável contribuição para nossa sociedade e as futuras gerações de bom-jesuenses que terão a oportunidade de pesquisar e encontrar um vasto catálogo da história de Bom Jesus do Itabapoana através do Jornal O Norte Fluminense, tanto no formato impresso como no formato digital através do blog.

Concluindo o passeio  histórico/cultural foi realizada uma solenidade no Sítio Benedito Santos (Antigo Sítio Rio Preto). 

Nesta  ocasião no qual os membros diretores da Associação do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira prestaram uma homenagem póstuma ao jovem João Pedro Lisboa, que faleceu aos 15 anos de idade na tragédia de Calheiros em dezembro de 2013, e o jovem tinha uma especial admiração pela história de Roberto e Badger Silveira.

Os familiares de João Pedro receberam uma placa em homenagem póstuma ao jovem elevando o momento de fortes emoções entre todos os presentes.

Ainda cabe registrar o protesto e o apoio na defesa pela homenagem justa ao ex-governador Badger Silveira. 
Bom Jesus do Itabapoana não conta com nenhum logradouro público em homenagem ao irmão de Roberto Silveira que também foi governador do estado. 

Já existe protocolado na câmara dos vereadores um requerimento do líder Comunitário André Luis de Oliveira sugerindo alterar a Rua 15 de Novembro para Avenida Governador Badger Silveira, mas até o momento nossos legisladores ainda não se sensibilizaram com este resgate de nossa história.

A fundamental importância deste projeto histórico/cultural do ECLB junto com a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira está no fato de termos a oportunidade de aprofundarmos em nossa história em momentos que podemos reviver a mesma visitando os locais no qual ocorreram os fatos que construíram nossa sociedade. 

Seria muito oportuno inclusive a ser levado para rede de ensino fundamental tanto público como privado todos esses levantamentos de nossa história, para que os pequenos bom-jesuenses desde cedo tenham conhecimento da grandeza de nossa terra e com isso eles adquirem espírito cívico para se tornarem cidadãos que contribuem para o desenvolvimento e a justiça social de Bom Jesus do Itabapoana.

Para saber mais sobre os eventos de resgate de nossa história, clique na imagem abaixo e solicite amizade ao perfil/Facebook do Memorial governadores Roberto e Badger Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário