quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Festa de Sant'Ana em Rosal



                                                            Anselmo Borges


        No dia 26 de julho, a comunidade católica rosalense esteve em festa, vez que se comemorou a sua padroeira, Sant'Ana, mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.

O dia foi comemorado com uma solene missa, presidida pelo Revmo. Pe. Herbert De Gier que, em sua homilia, enfatizou Sant'Ana como modelo de virtudes que deve ser seguido pelos cristãos.

Após a missa, houve uma linda procissão com imagem barroca de Sant'Ana pelas ruas da vila rosalense, ao som do tradicional Alegre Sant'Ana tocado pela da Lira 14 de Julho e cantado com muita devoção pelo povo rosalense.

Um pouco da história de Sant'Ana:

Apesar de não citada nas Sagradas Escrituras, Sant'Ana bem como seu esposo, São Joaquim, são mencionados no Proto-Evangelho de São Tiago, obra que foi objeto de estudo dos primeiros padres do Oriente.

Segundo consta neste livro apócrifo, Sant'Ana pertencia à família do sacerdote Aarão e seu nome, em hebraico, significa graça. Seu marido, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos e Sant’Ana já era idosa, além de estéril. Contudo, confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência, quando um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois, Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Ambos eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje está a Basílica de Sant'Ana e aí, num sábado, 8 de dezembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário