segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PODER PÚBLICO PODE SALVAR PATRIMÔNIO HISTÓRICO




Uma parede da Casa da Farinha, do século XIX, que pertenceu a Antônio Ignácio, o avô dos governadores Roberto e Badger Silveira, foi ao chão após forte tempestade


O historiador Adilson Figueiredo declarou ao O Norte Fluminense que entende que o Poder Público Municipal pode salvar a Casa da Farinha, prédio do século XIX que pertenceu a Antônio Ignácio, avô dos governadores Roberto e Badger Silveira, e que teve uma das paredes derrubadas por uma forte tempestade.



Segundo Adilson, a desapropriação do imóvel e a preservação do prédio constituiria fato relevante para os cidadãos do município: "um dos aspectos significativos da preservação do prédio é que os alunos da rede pública municipal poderiam ter, nas visitações ao mesmo, informações preciosas sobre o sistema de produção de farinha e venda de produtos do século XIX. Os alunos poderiam, também, ser levados a refletirem sobre as construções da época. Sem falar que o imóvel pertenceu a Antônio Ignácio, o avô dos governadores Roberto e Badger Silveira".

Adilson entende que seria útil que a prefeitura pudesse, também, criar uma Comissão que pudesse inventariar os prédios históricos do município e atuar na manutenção dos mesmos. 

No dia 7 de janeiro de 2015, O Norte Fluminense já alertava sobre o risco de desabamento do prédio histórico.

Na referida data, postou matéria sob título "PATRIMÔNIO PÚBLICO CORRE O RISCO DE DESABAR", cujas fotos seguem abaixo. 
(http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/01/patrimonio-historico-corre-o-risco-de.html)
















2 comentários:

  1. TENTEI JUNTO COM ALGUMAS AUTORIDADES A POSSIBILIDADE DE RESTAURAÇÃO DESTE PATRIMÔNIO. MAS NÃO OBTIVE SUCESSO. SOMENTE A INICIATIVA PRIVADA JUNTO COM O PODER PUBLICO PODEM FAZER A PRESERVAÇÃO DA HISTORIA DA CIDADE. SOU SUSPEITO DE FALAR, AFINAL SOU PARENTE DIREITO, MAS NÃO É EM QUALQUER CIDADE DO BRASIL, QUE SE TEM 3 IRMÃOS, 2 GOVERNADORES E 1 FUNDADOR DE CIDADES, CHEGOU A SER DEPUTADO FEDERAL (NÃO FOI GOVERNADOR POIS LARGOU A POLITICA, APOS O FALECIMENTO DO IRMÃO ROBERTO). Para a cidade é um orgulho que deve ser observado pelas autoridades.

    ResponderExcluir
  2. TENTEI JUNTO COM ALGUMAS AUTORIDADES A POSSIBILIDADE DE RESTAURAÇÃO DESTE PATRIMÔNIO. MAS NÃO OBTIVE SUCESSO. SOMENTE A INICIATIVA PRIVADA JUNTO COM O PODER PUBLICO PODEM FAZER A PRESERVAÇÃO DA HISTORIA DA CIDADE. SOU SUSPEITO DE FALAR, AFINAL SOU PARENTE DIREITO, MAS NÃO É EM QUALQUER CIDADE DO BRASIL, QUE SE TEM 3 IRMÃOS, 2 GOVERNADORES E 1 FUNDADOR DE CIDADES, CHEGOU A SER DEPUTADO FEDERAL (NÃO FOI GOVERNADOR POIS LARGOU A POLITICA, APOS O FALECIMENTO DO IRMÃO ROBERTO). Para a cidade é um orgulho que deve ser observado pelas autoridades.

    ResponderExcluir