segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Alunos do Pronatec de São Sebastião do Sacramento marcam presença na FINIT






No dia 12 de novembro, os alunos da turma do curso técnico de informática da escola de São Sebastião do Sacramento (Pronatec) juntamente com a diretora da escola Elizete Maria, o coordenador do curso Ronisvaldo Moreira e o professor Bruno Cotta Martins Pena, estiveram na Expominas, em Belo Horizonte (Minas Gerais), marcando presença na FINIT, uma das maiores feiras de negócios em tecnologia e inovação do mundo. A FINIT reúne grandes e consolidados eventos em um só local, trazendo como público startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia, inovação e ensino superior. O evento incentiva a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, promovendo o intercâmbio e incremento do que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas. Dentro deste grande evento, aconteceu a Campus Party, o Itec, arena de negócios Codemig, a semana nacional de ciência e tecnologia, o movimento 100 open startups, palestras nas mais diversas áreas e contaram com presenças ilustres, sendo um delas Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, que marcou último dia com uma palestra sobre empreendedorismo.


Realizada pela secretaria de estado de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e ensino superior de Minas Gerais (Sedectes), o evento registrou aproximadamente 50 mil pessoas e 2 mil encontros de negócios. A FINIT - feira internacional de inovação e tecnologia entra para a história de Minas Gerais como o mais importante evento já realizado no campo da inovação e empreendedorismo.

Durante a visita, os alunos do curso técnico puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de diversas instituições privadas e federais, como trabalhos de conclusão de curso, projetos experimentais e empreendimentos já consolidados. Vale destacar também que eles presenciaram os stands da empresa privada UBER, (Empresa multinacional americana de transporte privado urbano que utiliza um aplicativo para comunicação entre o passageiro e motorista particular) da PRODEMGE (Empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas Gerais) e entre outras importantes empresas que ali estavam.


Ao final da visita, os estudantes do curso expressaram de forma semelhante tamanha admiração pelo evento. E através dos conhecimentos agregados e trocas de experiências realizadas na área da tecnologia e de negócios, ficaram extasiados por tanta coisa acontecer ali ao mesmo tempo. Segundo eles, o destaque da feira no dia 12, ficou para o DEMO DAY SEED, evento que falou sobre o SEED (programa de apoio a empreendedores, nacionais ou estrangeiros, que desenvolvam projetos de negócio de base tecnológica em Minas Gerais) e que destacou também 7 startups para se apresentarem, dando assim uma breve explicação sobre suas atividades e como funcionam seus respectivos negócios.


Os alunos presenciaram em um único evento como o mundo evolui rapidamente e que esta mudança pode estar nas mãos de cada um deles. A FINIT foi uma verdadeira tempestade de ideias e, como já dizia Albert Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. E, com toda certeza, através das conversas que tivemos com os nossos alunos, pudemos perceber no olhar de cada um, uma maior motivação pela busca do conhecimento e de querer mudar o mundo a sua volta através de suas ideias.




Um comentário: