terça-feira, 22 de novembro de 2016

CCMB - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO PORTINARI, ARTE E MEIO AMBIENTE






“Todas as coisas são interligadas como o sangue que une uma família.
 O que acontecer com a terra acontecerá com os seus filhos.
O homem não pode tecer a trama da vida, ele é apenas um dos fios.
 Seja o que for que ele faça à trama, estará fazendo consigo mesmo.”
(Chefe Seattle – atribuído)

Em mais uma ação para fortalecer o projeto 4ª Primavera de Arte, Educação Cultura o Centro Cultural Maria Beatriz, realiza uma exposição do grande pintor brasileiro Cândido Portinari – Arte e Meio Ambiente. A abertura da Exposição ocorreu na noite do dia 18 de novembro, comentada pela pedagoga Venina Aparecida da Rocha Freitas que explanou cada Módulo com maestria, para os alunos do CIEP 343, que interagiram durante todo o tempo, tirando suas dúvidas e deixando assim a esperança de dias melhores para o meio ambiente e o equilíbrio entre os seres humanos. Estiveram também presentes a professora Eliane Decottignies e os integrantes do Grupo Cultura Musical. Venina concluiu comentado sobre as gravuras GUERRA e PAZ: obras que relatam acontecimentos ocorridos durante certo período e reafirmam questões marcantes na vida e obra de Portinari. As imagens contidas na gravura PAZ, têm como foco a valorização dos afetos, dos fazeres, da ludicidade, dos sentimentos, ações positivas e experiências decisivas para que a vida das pessoas possa significar bem-estar. As imagens contidas na gravura GUERRA, em vez de soldados, armas, bombas e aviões em chamas, Portinari criou uma visão simbólica em que a guerra seria representada através do sofrimento do povo. O bem e o mal, construindo a vida e também a morte. Sugerimos ainda uma atividade para o público presente: Em uma mesa ao lado da gravura GUERRA colocamos uma lixeira com a frase (No lixo você jogaria...), foram depositadas palavras que significam sentimentos ruins que não devemos cativar. Ao lado da gravura PAZ colocamos uma jarra com a frase (Que cada um possa ter na sua vida um jardim regado de...), foram depositadas palavras que expressam sentimentos bons, ações positivas que devemos cativar, cuidar e compartilhar.  Finalizamos o evento com a brilhante apresentação do Grupo Cultura Musical. Sinceros agradecimentos a todos!

“O mais perfeito ato do homem é a PAZ e,
por ser tão completo, tão pleno em si mesmo,
 é o mais difícil.”
(Mahatma Gandhi)

_____________________________________
______________
 - A Exposição Portinari, Arte e Meio Ambiente é composta de 5 módulos: O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive, Água: fonte da vida, Uso dos recursos minerais, A preservação das florestas e dos animais, O equilíbrio entre os seres humanos e 22 pranchas, que compõem o Bauzinho, com reproduções dos quadros de Cândido Portinari.

Venina Freitas trouxe a Exposição Portinari para o CCMB


 - Cândido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, tem uma infância pobre. Recebe apenas a instrução primária. Desde criança manifesta sua vocação artística. Começa a pintar aos 9 anos. E - do cafezal às Nações Unidas – ele se torna um dos maiores pintores do seu tempo.

Maria Beatriz



Nenhum comentário:

Postar um comentário