terça-feira, 13 de abril de 2021

O xadrez imortal de José Ronaldo Mascarenhas

            Gino Martins Borges Bastos


         José Ronaldo Mascarenhas

Na década de 1970,  quando eu era adolescente, aprendi a jogar xadrez depois que meu pai, Luciano Bastos, presenteou, no Natal, a minha irmã Francia com o Jogo de Xadrez do Mequinho.

José Henrique Mecking, o Mequinho, era o gênio do xadrez brasileiro que chegou a ser o terceiro melhor jogador do mundo. Enquanto Mequinho se despontava no Brasil, o enxadrista norte-americano Bobby Fischer, considerado outro gênio do xadrez, conquistava o campeonato mundial, desbancando uma tradição de campeões russos. Neste mesmo período, em Bom Jesus do Itabapoana, brilhava o gênio do enxadrista José Ronaldo Mascarenhas, que chegou a ser campeão olímpico no Estado do Rio de Janeiro.

José Ronaldo sempre foi referência para o xadrez bonjesuense, desde então. O Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro, com sede na Bahia, tinha o seguinte lema: "Leva o xadrez, traz o amigo!". O xadrez, considerado um jogo-arte-ciência, sempre teve essa condição de promover grande amizade entre seus praticantes.

 José Ronaldo, nascido no dia 10 de outubro de 1955, pontificou no xadrez bonjesuense até o dia 11 de abril de 2021, quando faleceu, após uma tentativa de transplante de fígado. Antes de ir para o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, fez questão de  arrumar o espaço de xadrez em sua casa, colocando em ordem o extenso número de troféus que estava em uma prateleira. Ao ser levado de maca para a sala de cirurgia, lá foi ele jogando xadrez através do seu celular. 

Além de ter ensinado xadrez a um grande número de jovens e adultos, José Ronaldo deu início à tradição enxadrística em nossa região.

Bom Jesus do Norte (ES) passou a ter o seu Clube de Xadrez, funcionando na Biblioteca Romeu Couto, por iniciativa do Professor Fábio Sousa Vargas, com o apoio do Professor Alex Sandro Napomucena Gulinelli. Além disso, Fabio implantou o xadrez nas escolas de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte.

Fabio Sousa Vargas organizou o Clube de Xadrez Bom Jesus do Norte, com o apoio do Prof. Alex Sandro Napomucena Gulinelli, e implantou o xadrez nas escolas das duas Bom Jesus


Recentemente, Urubatan Rabello fundou, em Bom Jesus do Itabapoana, o Clube de Xadrez Expedicionário.  

Jones Urubatan Rabello e os jovens filhos, campeões de xadrez, Lorenzo, Gabriel, Jones Filho e Júnia. Ele fundou o Clube de Xadrez Expedicionário.


Com a implantação do xadrez nas escolas, centenas de jovens aprenderam a jogar xadrez, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de reflexão, controle emocional e agilidade no raciocínio, entre outras qualidades.

Olhando para o passado de glória de José Ronaldo, podemos olhar com orgulho para o futuro, e dizermos que as duas Bom Jesus constituirão a região onde os jovens se destacarão, em relação ao país, através da prática do xadrez e, consequentemente, com um estilo de vida diferenciado!

José Ronaldo Mascarenhas passou pela vida e, graças a seus lances magistrais, tornou o mundo melhor! Ele, que deixou como herdeiros enxadrísticos seus filhos Leonardo e Evandro Mascarenhas, será sempre lembrado por seu inestimável legado!

 José Ronaldo, presente!

 Legado de José Ronaldo Mascarenhas é para sempre!





6 comentários:

  1. Eu como filho e aprendiz do grande mestre Zé Ro, só posso agradecer e ficar emocionado com a homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Uma belíssima e merecida homenagem. E não só por ser nosso amigo e companheiro Zé Ronaldo tem todo o direito a ela, mas porque ele realmente foi um Grande Mestre do nosso xadrez bonjesuense. Zé Ronaldo presente!

    ResponderExcluir
  3. Sempre foi muito inteligente e dedicado em tudo que fazia.
    Meu colega de infância, de peraltices, meu amigo e meu compadre.
    José Ronaldo Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  4. Meus pêsames a família e amigos que Deus conforte os corações de todos. Tive a honra de conhecer e jogar com este gênio, sempre foi muito gentil, de um coração que não cabia em seu peito. Deixo aqui o meu abraço a todos familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  5. Grande tristeza que recebo esta notícia. José Ronaldo grande amigo e enxadrista. A Paz meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Linda homenagem Gino! Ele foi um guerreiro não só no xadrez, mas também na vida. E foi também o meu grande amor. Sentiremos muito a sua falta.

    ResponderExcluir