domingo, 22 de janeiro de 2023

PASSEIOS EM PIRAPETINGA

Lauro Amaral (ABDL-BJI)

Para melhor conhecer o município de Bom Jesus do Itabapoana, seguem algumas sugestões de possíveis passeios a Pirapetinga - 5o. Distrito. Para maiores informações, converse com um habitante local.

Distâncias: Bom Jesus do Itabapoana: 23 km; Itaperuna: 23 km; Arraial Novo/Varre-Sai: 30 km.

Cachoeira das Areias: a 3,4 km da praça central, no sentido de Arraial Novo/ Varre-Sai, ao lado direito vida estrada e próxima da Fazenda das Areias. É formada pelo ribeirão que nasce no Arraial Novo, ladeada por pastagens e trechos de matas ciliares. Com extensão de 250 metros, apresenta quedas com diversos pontos de parada e diferentes níveis de dificuldade, finalizando em um poço raso e amplo.

Cachoeiras do Bonito: ambas seguindo no sentido de Bom Jesus, virando para as esquerdas. São formadas pelo ribeirão que nasce no Maciço da Pedra Branca. A primeira, a 2,1 km da praça central, até uma ponte; mais de 250 m de caminhada, por pasto, descendo o ribeirão. Com extensão de 80 metros e ladeada por mata ciliar, apresenta grandes inclinações nas quedas d'água, pouco favorável para banhos. A segunda, seguindo pela mesma estrada, por mais de 900 metros, se localiza próxima ao sopé da Pedra Branca, na Fazenda do Bonito. Com 100 metros de extensão, inclinações suaves e coberta por Mata Atlântica primária.

Cachoeira da Queijeira: a 3,1 km da praça central, no sentido de Bom Jesus, depois à esquerda e à direita, abaixo da ponte, na descida final do morro. Formada pelo ribeirão da Pedra Branca, com 60 metros de extensão, ladeada por pastagens e bambuzal. De pouca inclinação, é favorável para crianças.

Cachoeira do Córrego do Leite: a 4,7 km da praça central, no sentido de Itaperuna, a seguir saindo à esquerda, em direção a Bom Jesus, novamente à esquerda, antes da Fazenda do Pavão. Formada pelo ribeirão do mesmo nome e ladeado por pastagens, apresenta cerca de 20 metros de extensão, em franca e única queda d'água, seguida de abertura de grande poço.

Fazenda do Bonito: a 3 km da praça central, no sentido de Bom Jesus, seguindo pelas esquerdas. Mantém seu terreiro com piso de tijolos de barros maciços.

Fazenda do Pavão: a 4,8 km da praça central, no sentido de Itaperuna, a seguir saindo à esquerda em direção a Bom Jesus. Foi propriedade de Carlos Borges Garcia, importante ex-prefeito do município.

Fazenda das Areias: a 4,2 km da praça central, no sentido Arraial Novo/ Varre-Sai. Mantém em funcionamento sua roda d'água gigante e grande terreiro de piso de pedras talhadas por escravos.

Fazenda Novo Oriente: a 4,7 km da praça central, no sentido Arraial Novo/ Varre-Sai, saindo antes à esquerda, para o Barreiro/Natividade. Apresenta infraestrutura totalmente preservada.

Maciço da Pedra Branca: a 8km da praça central, no sentido de Bom Jesus, seguindo para as esquerdas. Com 1.109 metros em sua maior altitude, se apresenta como o segundo ponto mais alto do noroeste fluminense. Acessível em estrada por cerca de 7 km, com trechos bastante íngremes (estes somente para veículos altos e com tração), seguida de caminhada por Mata Atlântica preservada por mais de 1 km.

Trilhas para ciclistas e cavalgadas: TCC-1 (com 10,5 km): Praça João Catharina - Mirindiba - Córrego do Leite - Palha Branca - Retorno. TCC-2 ( com 16,3 km): Praça João Catharina -  Sítio do Bolívar - Braúna - Fazenda do Pavão - Palha Branca - Retorno. TCC-3 ( com 20,8 km): Praça João Catharina - Queijeira -  São Thomé - Barra do Pirapetinga - Retorno.

Trilha para motoqueiros: TM-1 (com 12,3 km): Praça João Catharina -  Alto do Bom Será - Guandu -  Caminho da Pedra Branca - Bonito - Retorno. TM-2 (com 18,5 km): Praça João Catharina - Bonito - Caminho da Pedra Branca - Alto Moriá - Lajinha - Fazenda das Areias - Retorno.  TM-3 ( com 10,5 km) - Praça João Catharina -  Bom Será - Fazenda do Bonito - Canto do Djalma - Serra dos Pains -  Queijeira - Retorno. TM-4 ( com 14,0 km) - Praça João Catharina -  Fazenda do Bonito -  Grotão - Serra da Serônia - Queijeira - Retorno.

Trilha para caminhantes: TC-1 (com 4,6 km): Praça João Catharina - Bom Será - Bonito - Retorno.