sábado, 25 de março de 2023

O encontro entre dois gênios de nossa cultura: Raul Travassos e Samuel Xavier (VÍDEO)

Raul Travassos, um gênio brasileiro: cenógrafo, restaurador, músico e artista plástico 


Samuel Xavier e seu Conjunto, em apresentação no Aero Clube 


Raul Travassos e Samuel Xavier são dois gênios, ícones da cultura bonjesuense.

Samuel Xavier foi um dos grandes músicos do país, e formou o grupo musical "Samuel Xavier e seu Conjunto".

Raul Travassos, por outro lado, sempre estudou música, chegando a se formar em piano pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro.

Raul se recorda do seu encontro com Samuel Xavier: 

"Com Samuel Xavier, eu ganhei o meu primeiro cachê por participação num Baile em Natividade-RJ. Foi a primeira nota de 1000 cruzeiros da minha vida. Um Pedro Álvares Cabral.

"Eu era muito criança, acho que com 11 anos de idade, e não tinha a experiência musical suficiente para tocar com tantos talentos. Mas o show do intervalo do baile de Samuel Xavier era comigo. Sempre fazia sucesso porque tocava clássicos misturados com músicas populares mais consagradas... e o público aplaudia muito.

"Nunca participei de um ensaio da orquestra, pela minha condição de estudante, e meu pai era obrigado a estar presente nos bailes até às 02 horas da madrugada. A última vez que toquei na orquestra, foi no baile do dia 15 de agosto, e nesse dia fiquei até de manhã tocando porque meu pai e minha mãe estavam presentes.  Nesse caso não tinha problema....kkkkkk

 "O meu pagamento se deu na bomba de gasolina do Posto Santa Rita. Meu pai foi abastecer e, enquanto isso, Samuel que era o proprietário,  veio à janela para me pagar....

"Saudades..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário