quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Dia histórico: prefeito sanciona projeto de lei que institui o Dia Municipal da Poesia

 

  Dia Municipal da Poesia será comemorado, por lei, no dia 3 de maio, data de nascimento de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas 


O prefeito municipal, Paulo Sérgio Travassos do Carmo Cyrillo, sancionou a lei nº 1723 de 21 de novembro de 2023, de autoria do vereador Clério Tadeu, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, instituindo o Dia Municipal da Poesia, no dia 3 de maio, data de nascimento de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas.

Segundo o art. 2º da referida lei, por ocasião da data festiva ocorrerão "seminários, debates, concursos, campanhas e outras atividades que visem estimular a participação das escolas do município e a população em geral no incentivo à literatura".

Trata-se de um marco histórico para o município, em que as autoridades do legislativo e executivo se mostraram receptivas ao anseio da coletividade por cultura. Com efeito, Bom Jesus possui forte tradição literária, desde seus primórdios, especialmente com a chegada de Padre Mello ao município em 1899.

A Academia Bonjesuense de Letras, reativada em 2019, graças à liderança de Beto Travassos, um dos gênios de nossa cultura, está preparando o lançamento de um livro histórico com textos dos escritores da arcádia e seus patronos. 

Por outro lado, desde 2018, tem ocorrida a FLIPir (Feira Literária de Pirapetinga). Em 2022, ocorreu  a 1ª FLICBonjê (Feira Literária e Cultural de Bom Jesus), assim como o evento "Imersão na Rota da Escrita", em Calheiros, reunindo escritores bonjesuenses e regionais.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação, cuja gestora era Ivana Gomes, lançou livro memorável sobre a história de Bom Jesus, obra organizada pela historiadora Drª Elaine Borges.

Deve-se salientar que, desde o dia 1º de agosto de 1906, quando foi fundado o nosso primeiro jornal, "Itabapoana", todas as publicações, até hoje, através dos jornais A Voz do Povo e O Norte Fluminense têm sido instrumentos de formação e fortalecimento de nossa cultura literária.

Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, é bonjesuense nascido no dia 3 de maio de 1920. É um dos grandes poetas do país, considerado pela crítica literária nacional como um Poeta Neossimbolista, integrante da consagrada Geração de 45, junto com outros monstros sagrados de nossa literatura nacional. 

Relevante assinalar que o município vizinho de Bom Jesus do Norte concluiu na data de ontem, com grande êxito, a série de "Cafés com Elcio Xavier" - momento cultural idealizado pelo Príncipe dos Poetas - desenvolvidas ao longo do ano, ocasião em que foram anunciados os nomes dos alunos vencedores do concorrido 2º Concurso Literário Municipal de Bom Jesus do Norte.

Elcio Xavier é uma evidência de que os bonjesuenses de nossa aldeia, constituída pelas duas Bom Jesus, são fonte constante de inspiração para a construção de novas gerações cultas e humanizadas.

A instituição do Dia Municipal da Poesia em Bom Jesus do Itabapoana constitui um marco para o município e fonte de esperança num novo amanhã. 


O vereador Clério Tadeu apresentou o projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Poesia, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal 

A 2ª FLIPir (Feira Literária de Pirapetinga), em 2019, homenageou Elcio Xavier, promovendo seu encontro com outro ícone da literatura nacional, o pirapetinguense/bonjesuense Norberto Seródio Boechat (foto: Frederico Sueth)

Beto Travassos, um dos gênios de nossa cultura, e presidente da Academia Bonjesuense de Letras, comandou o restabelecimento da arcádia em 2019


Nove Academias Literárias e 33 Autores consagraram a 1ª. Feira Literária e Cultural de Bom Jesus (FLICbonjê), em 2022

Imersão na Rota da Escrita reuniu autores locais e regionais no Instituto Rio Life, em Calheiros, em 2022

Livro escolar sobre a História de Bom Jesus foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes em 2022









Um comentário: