quinta-feira, 18 de abril de 2024

"Remexendo no baú dos sentimentos", por Wilma Martins Teixeira Coutinho

 


Wilma Martins Teixeira Coutinho 

Remexendo no baú dos sentimentos, encontrei na velha pasta o DECÁLOGO DO ADVOGADO. Há mais de quarenta anos guardado, desde o início de minha carreira neste mundo da Justiça. Lendo-o cheguei a conclusão de que fui fiel em todos os artigos que se desenharam aos meus cansados olhos. Durante todo esse tempo me debrucei sobre os Processos a mim confiados, cumprindo o Juramento feito em oração. Sem interesse pecuniário me dediquei, porque amo o que faço. Meu Pai era da Justiça e cresci com esse sentimento. Tive causas pesadas e nesses momentos meu pensamento era dirigido a ele que me inspirava. Eu sentia que as palavras ditas na defesa do meu cliente surgia, em Processos longos, não eram só minhas, porque elas fluíam livremente. Dos treze  irmaos de uma família feliz, eu, caçula, fui a única a escolher o Direito, já pequena, aos cinco anos, eu bagunçava seu gabinete, mexendo em seus livros na saudosa Comarca de Araruama. Hoje, aos 96/97, tendo ainda um processo para terminar, me despeço, com saudade. Pedindo desculpas aos Procuradores, Promotores e Juizes, por "invadir seus Gabinetes" para despacho de meus Processos, porque não queria perder tempo e demora, com um jeitinho delicado conseguia. Mas nem tudo foi flores na Justiça. Um  inventário  pende até hoje, não dependendo de mim, em parte, interferência de uma herdeira que resolveu brigar com quase toda família. 

Espero em Deus terminá-lo logo.


DECÁLOGO DO ADVOGADO


1 - ESTUDA- O direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás cada dia um pouco menos advogado.

2 - PENSA - O direito se aprende estudando mas se exerce pensando.

3 - TRABALHA - A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da Justiça 

4 - LUTA - Teu dever é lutar pelo direito mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça.

5 - SÊ LEAL - Leal para com teu cliente, que não deves abandonar senão quando compreenderes que é indigno de ti. Leal para com o adversário, mesmo quando for ele desleal para contigo. Leal para com o Juiz que desconhece os fatos e deve confiar no que dizes; e o qual quanto ao direito, uma vez por outra, deve confiar, naquele que lhe invocares.

6 - TOLERA - Tolera a verdade alheia, na mesma medida em que queres que a tua seja tolerada.

7 - TEM PACIÊNCIA - No direito, o tempo se vinga das coisas que se fazem sem sua colaboração.

8 - TEM FÉ - Tem fé no direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na justiça, como destino normal do direito; na paz, como substituto bondoso da Justiça. E, sobretudo, tem fé na liberdade sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz.

9 - ESQUECE - A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará o dia em que a vida ser-te-á impossível. Concluído o combate, esquece prontamente tua vitória ou tua derrota.

10 - AMA TUA PROFISSÃO - Trata de considerar a advocacia de tal modo, que no dia em que teu filho te pedir conselho sôbre seu destino consideres para ti uma honra propor-lhe que se torne advogado. 


EDUARDO J. COUTURE


Wilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário