terça-feira, 23 de abril de 2024

"Um depoimento sobre o ex-governador Badger Silveira e o Golpe Militar", por Wilma Martins Teixeira Coutinho


Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Relatando sob o Golpe Militar de 1964, numa Entrevista Histórica à TV Alcance de Bom Jesus do Itabapoana, delineei sobre os fatos ocorridos na noite de 31 de março  de 1964, mas devido à forte emoção de quem participou vivamente, não foi descrito com todas as letras, emoção essa que ofuscou meu discernimento.

Por quê? Eu trabalhava na Secretaria de Educação e Cultura, no Gabinete do Secretário, quando assumiu interinamente aquela Pasta o Doutor Badger Teixeira da Silveira, no Governo de seu irmão Roberto Teixeira da Silveira. num mandato curto. Ao deixar o cargo, levou-me para o Palácio do Ingá, onde exerci minhas funções no Gabinete Civil do Governador, permanecendo por quase três anos. 


O GOLPE MILITAR

Foi momento de muita emoção que atingiu a todos nós que participamos  diretamente, ao lado do Governador que, inocentemente, sofria um Impeachment, alta madrugada, após resultado da votação pela Assembleia Legislativa. 

Eu estava lá e vi o Governador sofrer ao deixar o Palácio como um criminoso sem cometer crime algum, levado que fora pela força policial, sob forte aparato de armas pesadas. Um detalhe: a então Primeira Dama Renée Ferraiolo da Silveira, num ato heroico não o deixou ir sozinho, enfrentando a Força Policial numa atitude altruísta, com o dedo em riste disse: " Se ele for eu vou junto". Heroína no seu atuar. O amor falou mais alto.

Depois ele voltou, mas pouco tempo ficou. 

Fui feliz enquanto desempenhei minhas funções sob o comando de Chefes que reconheciam nossos esforços. Foi uma era feliz até o derradeiro Golpe. Passados alguns dias, requeri ao Dr. Ambrósio, que substituiu o nosso Governador, meu retorno à Secretaria de Educação e Cultura, onde era lotada. Sentimentalmente, não tinha mais razão em continuar lá.  

Um detalhe - ao deixar o Palácio enchi meu Fusquinha de fotos de nosso Governador e, acompanhada de algumas colegas, desfilamos até o final da Praia de Icarai, na despedida de um momento que deixaria marcas, mas não deixou vítimas, controlado pelo bom senso e alta visão dos Agentes envolvidos. Nosso querido Governador, após esses trágicos fatos, retirou-se da vida pública, retornando aos braços da família amada, com sua integridade sã e salva. Inocente de tudo. Consciência tranqüila.  Esse era o nosso querido Badger Teixeira da Silveira, hoje enaltecido, nunca esquecido. Principalmente na sua cidade Natal, Bom Jesus de Itabapoana, onde seu Conterrâneo, Memorialista, Dr Gino Borges Bastos não deixa esquecer a sua memoria. Ergueu, com a participação dos que amaram esses Entes queridos, o Memorial dos dois Governadores, que honraram a Cidade onde nasceram. A inauguração foi festiva com a presença dos familiares e afins. 


Wilma Martins Teixeira Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário