sexta-feira, 15 de abril de 2016

HÁ SONHOS DE MUITOS NO MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA





Marciano da Silva Tavares, Allan Gomes Lisboa, André Luiz de Oliveira e Evandro da Silva Oliveira


André Luiz de Oliveira, conselheiro da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, entidade que administra o Memorial, esteve hoje no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, fiscalizando as obras de edificação do prédio.

O distrito de Calheiros recebeu esse nome, devido a Cândido Soares Calheiros, que comprou em 1860, propriedades do Tenente Felisberto Gonçalves Dutra. Vinte anos antes, o militar havia destacado 15 alqueires e criado o povoado de Santo Antônio do Rio Preto, nome antigo do distrito.



O pedreiro Marciano Silva Tavares e os ajudantes Allan Gomes Lisboa e Evandro da Silva Oliveira deram início aos pilares e ao "vigamento" da laje relativa aos primeiros 50 m2 do prédio, que deve ser concretizada na última semana deste mês.


Foi no Sítio Rio Preto, onde nasceram os irmãos Roberto, Badger, Zequinha, Dinah e Maria da Penha, que seu pai, Boanerges Borges da Silveira,  percebeu que estava pisando no novo Eldorado. 

Como necessitava de mais espaço, vendeu o Sítio para o compadre Benedito Santos, e conseguiu dinheiro emprestado com o português Manoel Seródio. Comprou, então, a Fazenda Calheiros de 27 alqueires, a Fazenda São Tomé, de 48 alqueires e uma terceira propriedade, de "seu" Pereira, com 5 alqueires, e fundou a Nova Fazenda São Tomé, que foi grande polo de desenvolvimento econômico da região. 





 O Memorial, cuja planta foi elaborada pelo engenheiro Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, foi inspirado, por sua vez, num palacete onde restou instalado, na década de 1940, o forum de nosso município. Foi neste fórum que Boanerges Borges da Silveira atuou, sendo o primeiro advogado a atuar em um júri em Bom Jesus.

 Obra do Memorial é fruto do sonho de muitos



A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira agradece o apoio financeiro e de material que tem recebido e conta com o contínuo apoio, para que possa permanecer adquirindo o material de construção necessário para a finalização da obra, que constituirá em importante local de desenvolvimento cultural. 



A planta do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira
 
Apoios e contato para a construção da parte baixa do Memorial com Cintia de Oliveira Santos. As contribuições financeiras devem ser informadas por e-mail, para identificação do colaborador e para fins de registro do nome em placa que será fixada por ocasião da inauguração do Memorial.

(cinttianunes@gmail.com e 022-999989395)

Conta Corrente:
Ag:0178
CC:24328-8
Caixa Econômica Federal










FAÇA PARTE DESTA HISTÓRIA!

COLABORE COM UM DOS ITENS ABAIXO PARA A EDIFICAÇÃO DA PARTE BAIXA DO MEMORIAL


a)     84 vergalhão 4.2

b)    420 vergalhão ¼

c)     100 vergalhão 3/8

d)    24 vergalhão  ½

e)     10 vergalhão 5/8

f)      20 kg arame 18

g)     10 kg prego 18/30

h)    150 taipá

i)       350 sacos de cimento

j)       5.000 lajotas

k)    40 m3 areia lavada

l)       40m3  brita







Roberto e Badger Silveira vivem!


















3 comentários:

  1. QUANTAS CASINHAS POPULARES SERIAM CONSTRUÍDAS PARA OS POBRES COM TODO ESTE MATERIAL.

    ResponderExcluir
  2. QUANTAS CASINHAS POPULARES SERIAM CONSTRUÍDAS PARA OS POBRES COM TODO ESTE MATERIAL.

    ResponderExcluir
  3. Quantas gerações irão se beneficiar do Memorial!É uma inspiração para que os jovens de hoje, acostumados com essa política predadora dos cofres públicos, saibam que Bom Jesus teve homens públicos de muito valor, que amaram e respeitaram seu povo.

    ResponderExcluir