sábado, 4 de fevereiro de 2017

Meus Versos Que Mais Gosto



Ex-amor que Deus me deu                   Aos santos, tanto apego
é coxo, mas muito anda                 procissão, subidas, ladeiras   com o lenço digo-lhe adeus                dão beijinhos, aconchego
quando estou na varanda.            no convento, frades e freiras.

Nem sempre fartura na mesa             O trigo é aloirado
dias, um pouco, mais que pitada       o do vento muito ondeia 
não te queixes da pobreza                  por ceifeiras foi ceifado
pobre aquele que não tem nada.     muito pão quando na ceia.

Jamais foi o meu desejo                        Ex-namorado José
meu namorado morreu                         entre nós, amor, paixão
um outro, tanto, tanto beijo                 com outra casado e
e desejo não seja meu.                          eu, com outro, união.

Cama de ferro trepidava                    Devagar o caracol
o velhote Joaquim Bento                 por não ter muita energia
pela janela espiava                              bota os corninhos ao sol
a noitada do casamento.                    e carrega a moradia.

A viúva inda chora                          Praia das ondas tão mansas
de luto o ano inteiro                         bravias se muito venta
tão cedo não vai embora...                banham-se lindas crianças
dá carinhos ao coveiro!                  quando a maré não rebenta.

Soam sinos da igreja                       Sem dúvida, popular jornal
os fieis ouvem sermão                     “o Norte Fluminense”
seja padre, também beija               sou um poeta normal
a freirinha, o sacristão.                  e prazer de ser sourense.                                                                                            


Janeiro/2017 - Vila de Soure- Coimbra  ---  José Pais de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário