segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O CENTRO CULTURAL MARIA BEATRIZ RECEBEU RELÍQUIAS DO PASSADO DA NOSSA HISTÓRIA



Harmônio Bohn com Fole

Para registro e conhecimento, o CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), informa que no último dia do ano de 2016, sábado, dia 31 de dezembro, recebeu, com grande alegria, para a Sala de Música em *REGIME DE COMODATO, do pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, Padre Ramyro Armond, um instrumento musical raro, o antigo Harmônio Bohn com Fole e pedais fabricado pela J. Edmundo Bohn, do Rio Grande do Sul, que abrilhantou inúmeras missas e casamentos entre outros eventos religiosos na nossa Paróquia. 

Um harmônio é um instrumento semelhante a um órgão, mas sem os tubos, com som similar a de um acordeon. Teria sido inventado em 1780 por Christian Gottlieb Kratzenstein.

Não foram encontradas no livro de registro de patrimônio na Secretaria da Igreja, informações sobre o Harmônio, por este motivo ainda não temos precisamente a data em que o mesmo foi adquirido, entre outras informações, inclusive sobre a sua história, mas já estamos diligenciando entrevistas com pessoas que tiveram conhecimento do mesmo. 

Quem tiver informações que possam colaborar com nossa pesquisa, agradecemos. Sabemos que, na época do Padre Brandão (o 9º pároco da Matriz que passou a exercer os ofícios religiosos na Matriz em 1947), a saudosa organista Antonieta Olivier Pinto tocava nesse instrumento nas missas e festividades da Matriz. Assim que avançarmos em nossa pesquisa, estaremos divulgando o resultado da mesma.





Maria Beatriz (esquerda) supervisionou o traslado do harmônio e do órgão da Igreja Matriz para o CCMB, no dia 31 de dezembro de 2016


                                               ÓRGÃO ELETRÔNICO


Além do antigo Harmônio, o CCMB recebeu, ainda, na mesma data, para a Sala de Música, em *REGIME DE COMODATO, pelo Padre Ramyro Armond, um órgão eletrônico fabricado pela SPARK em São Paulo, sendo este mais novo. Da mesma forma, também não encontramos registro do mesmo. Sabemos, contudo, que foi adquirido com a colaboração dos fiéis para a Igreja Matriz. Pela mesma forma do instrumento anterior, estamos pesquisando para fornecer maiores informações históricas.

Os instrumentos musicais (harmônio e órgão) ainda não se encontram aptos a serem usados, pois necessitam de vários reparos. Estamos aguardando um técnico da área para realizar o orçamento para que possamos angariar fundos para este fim.

As principais missões do CCMB com os instrumentos recebidos são de preservar, pesquisar e comunicar a importância de tão preciosas relíquias junto do seu acervo, permitindo ampliar atividades de resgates de peças históricas da nossa cidade. Além disso, a entidade desenvolverá projetos específicos para execução de músicas em harmônio e órgão, habilitando, em especial, os jovens da nossa comunidade. Comprometemos também de manter os instrumentos musicais em perfeito estado de conservação.

---------------------

*COMODATO: empréstimo de bens não fungíveis.

Maria Beatriz
Diretora do CCMB





Órgão eletrônico Spark

7 comentários:

  1. Quando meus pais vieram da Holanda, trouxeram um harmônio, que eu já tocava desde menina, até me tornar organista na Igreja Luterana em Petrópolis. O harmònio é uma das minhas mais belas lembranças. Desejo que toque belas músicas para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Relíquias que devem ser preservadas para que a posteridade possa tomar conhecimento delas. Parabéns pelo seu importante trabalho.

    ResponderExcluir
  3. A música tem o grande poder de elevar o pensamento, trazendo paz ao coração. Parabéns pela aquisição, espero que estes instrumentos de música inspirem belos pensamentos e melhores ações!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso instrumento! É lindo o som!Preserve-o.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!!!! Tremendas relíquias mesmo! Imagino o som! Parabéns novamente, querida Flor de Esperança.

    ResponderExcluir
  6. Querida Maria Beatriz, parabéns. Fico orgulhosa por você, menina empreendedora. A sua criação do Centro Cultural M B. foi a porta aberta para um acesso à Cultura. Parabéns pela aquisição. Todo o povo fluminense ficou mais rico.
    Grande abraço da
    Stella Mello (escritora e artista plástica).

    ResponderExcluir