sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A Proclamação da República e a Emancipação de Bom Jesus do Itabapoana

Proclamação da República ocorreu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no Rio de Janeiro 

No dia 15 de novembro de 1889, o  Brasil se tornava uma República, devido a ato do Marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro nomeou, em seguida, Francisco Portela, como governador do estado do Rio de Janeiro.

O Governador Portela, por sua vez, influenciado pelo seu amigo, o médico dr Leônidas Peixoto Abreu Lima, que era deputado, emancipou Bom Jesus do Itabapoana pela primeira vez, expedindo, no dia 24 de novembro de 1889, o Decreto n. 150, que criava o município de "Itabapoana".  

O Governador Francisco Portela nos deu a primeira emancipação em 25 de dezembro de 1890


No dia 25 de dezembro de 1890 foi instalado o município no prédio onde está situado atualmente o Big Hotel. Tomou posse como presidente do Conselho de Intendência, cargo equivalente ao de prefeito, Pedro Gonçalves da Silva Jr. 

Os demais intendentes (vereadores) nomeados foram: Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antônio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis.

A emancipação de Bom Jesus cessou no dia 8 de maio de 1892, por ato do Governador Porciúncula, ocasião em que fomos rebaixados à condição de distrito de Itaperuna, situação que nunca foi aceita pelos bonjesuenses.

Após uma rebelião em que os bonjesuenses resolveram proclamar novamente sua emancipação, nomeando novo prefeito e vereadores, Bom Jesus só alcançou sua segunda e definitiva emancipação no dia 1o. de janeiro de 1939, graças a ato do interventor Amaral Peixoto, que nomeou prefeito José de Oliveira Borges.


Nenhum comentário:

Postar um comentário