sábado, 9 de novembro de 2019

OUÇAM "SOMOS TODOS OPERÁRIOS", POEMA DE PADRE MELLO MUSICADO PELO AÇORIANO FRANCISCO GONÇALVES


https://youtu.be/fVDK3Hy5Nro

O poema "Somos todos operários", de Padre Mello, foi musicado por seu conterrâneo dos Açores, Francisco Amaro Borba Gonçalves. A faixa se encontra no 3o. CD de Músicas Bonjesuenses, produzido pela Editora O Norte Fluminense, considerado uma pérola de nossa cultura.



SOMOS TODOS OPERÁRIOS

Letra: Padre Mello
Melodia: Francisco Amaro Borba Gonçalves
Interpretação: Francisco Amaro Borba Gonçalves

Somos todos operários
com oficio diferente:
a matéria — para o braço,
as ideias - para a mente.

Pois sendo o homem um composto
de corpo e alma, convém
que assim como o corpo o serve
o sirva a alma também.

Assim mesmo quis que fosse
a divina Providência;
o corpo serve com braços,
a alma com inteligência.

E o que se dá no indivíduo
dá-se na sociedade;
uns — a força, outros — a ideia,
sem quebrar a unidade.

Pensai nisto, homens do século,
operários e patrões.
Sois membros do mesmo corpo
embora haja distinções


Francisco Amaro Borba Gonçalves


Francisco Gonçalves nasceu em 29/01/1953, na Freguesia da Ribeirinha, Concelho (Município) de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores (Portugal).

Filho de João Gonçalves Leonardo e Maria da Conceição Borba, teve 13 irmãos, sendo um já falecido e um emigrado nos Estados Unidos. É casado e tem 2 filhos, Juliana e Daniel.

Ainda em Angra, estudou na Escola Comercial e Industrial em Angra do Heroísmo.

Emigrou para o Brasil em janeiro de 1978, morou e trabalhou inicialmente no Rio de Janeiro e, ultimamente, reside em Casemiro de Abreu, onde se estabeleceu como Comerciante agro-pecuarista.

Faz parte do quadro social da Casa dos Açores-RJ desde os anos 80, tendo integrado por diversas vezes a sua Diretoria no Departamento Social e, como 2° Vice-presidente, nos biênios 2014/2015 e 2016/2017.

Integrou um Grupo Musical chamado "Tertúlia Açoriana", com apresentações em várias ocasiões e lugares, uma delas na Academia Luso Brasileira de Letras a convite de Dona Idalina Gonçalves, onde esteve presente Dom Orani Tempesta, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro.

Nesta ocasião especial, apresentou uma composição, uma Oração em forma de canção, de sua autoria, denominada "Cântico de Oração ao Bom Jesus", que, como um presente, um mimo, como se diz em Portugal, neste momento, em um gesto gracioso, passa a dedicá-lo ao nosso Bom Jesus do Itabapoana.

Faz parte, ainda, da Diretoria da Irmandade da Devoção Particular do Divino Espírito Santo de Vila Isabel.

Com seu carisma e simpatia, e espírito jovial e alegre, gosta de cantar e musicar poesias, atrai as pessoas ao seu redor com cativante prosa, assim é o bom amigo Francisco Gonçalves.

Bom Jesus do Itabapoana
26/04/2019

Antonio Soares Borges








Um comentário: