domingo, 3 de novembro de 2019

A Esfera Armilar

A Esfera presente na Bandeira do Império do Brasil contou com uma alegoria já utilizada em moedas coloniais brasileiras desde o reinado de Pedro II de Portugal, cunhadas no século XVII. Consistia na união da Esfera a uma Consistia na união da Esfera a uma Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo – símbolo este estritamente ligado à história de Portugal e que representa a fé cristã e a evangelização além-mar. Esta cruz representava a Ordem religiosa e militar de mesmo nome e, por muito tempo, figurou nas velas e pavilhões do império português.

Moeda do Brasil cunhada em 1695 no reinado de D. Pedro II de Portugal – onde aparece representada a esfera armilar assente sobre a cruz da Ordem de Cristo.
A união destes dois símbolos foi utilizada nos primeiros rascunhos de uma bandeira desenhada por Jean-Baptiste Debret, a pedido do rei Dom João VI, em 1820. Muito semelhante à futura bandeira imperial, ostentava a esfera atravessada pela cruz, encimada pela coroa real, ladeada por ramos de cana-de-açúcar e café, tudo circundado por dezenove estrelas, sobre um losango de ouro em um campo de verde. Este projeto foi descoberto nos arquivos reais de Lisboa pelo historiador português Augusto de Lima Júnior em 1940. A hipótese mais aceita pelos historiadores é a de que esta bandeira seria utilizada como pavilhão pessoal do Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara.
O decreto imperial de 18 de setembro de 1822 oficializa a bandeira do Brasil independente. Descreve o Brasão Imperial com “(…) huma esphera armilar de ouro, atravessada por huma cruz de Ordem de Christo (…)”. Tal símbolo foi colocado dentro de um escudo verde, circundado por uma orla azul carregada por dezenove estrelas. Quando da coroação e aclamação do Imperador Dom Pedro II, foi confeccionada uma peça em prata com esta esfera atravessada pela cruz. Este objeto precioso foi posto ao lado do trono do Imperador durante a cerimônia.
Von Regium


Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário