domingo, 24 de novembro de 2019

Fazenda Batatal: Histórico

Fazenda Batatal


A residência sede da Fazenda Batatal foi construída no início do século XX, sendo seu primeiro proprietário, o fazendeiro Clarindo Lino da Silveira, que não residiu no imóvel. Poucos anos depois de concluída a edificação foi vendida para Luiz Nogueira, que também não foi morador da residência sede. Em meados da década de 1940, a propriedade foi vendida para Francisco da Silveira Nogueira, fazendeiro casado com Laura Vieira da Silveira Figueiredo.

No imóvel, foram criados os oito filhos do casal, José da Silveira Figueiredo, Francisco Vieira da Silveira Figueiredo, Paulo da Silveira Figueiredo, Darci Vieira da Silveira Figueiredo, Maria da Graça da Silveira Figueiredo, Terezinha Vieira da Silveira Figueiredo, Marta da Silveira Figueiredo e Valter da Silveira Figueiredo.

Gradativamente, eles se mudaram para se casarem permanecendo apenas o casal de proprietários. No início da década de 1970 o imóvel foi vendido, no entanto não há informações sobre o nome completo do comprador, sabendo-se apenas seu sobrenome “Oliveira”. Aproximadamente dois anos mais tarde a propriedade foi novamente vendida para um fazendeiro morador do município de Muqui, no entanto não há informações sobre sua identidade. Na década de 1940 a fazenda apresentava como principal atividade produtiva o cultivo de café, com uma colheita de aproximadamente 2000 sacos. Além disso, produzia-se também arroz, com uma colheita de 500 sacos. Em meados da década de 1950 foi introduzida a criação de gado leiteiro.

A morada se encontra desocupada há pelo menos 20 anos, no entanto faltam informações precisas sobre as datas de transferência de propriedade. A propriedade rural possuía cerca de 50 famílias de colonos na primeira metade do século XX, número reduzido para aproximadamente 20 famílias em meados da década de 1960.

O conjunto laboral original contava com três terreiros para secagem do café, oito tulhas e cômodo com maquinário para secagem do café.

A antiga Fazenda do Batatal foi desapropriada e a posse transferida para a financeira Fininvest e posteriormente para o Banco Itaú. No ano de 2002 a propriedade foi comprada pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Assentamento Batatal foi inscrito no INCRA com o nome de Assentamento Teixeirinha, com 27 famílias, distante 19,5 km do sítio histórico de São Pedro do Itabapoana.
Até 26 de novembro de 1930 estava localizada no município de São Pedro do Itabapoana; depois o município passou a ser chamado de João Pessoa/Mimoso do Sul.  Em 1959 houve o desmembramento do município de Apiacá/ES que era distrito de Mimoso do Sul/ES, razão desse fato, a fazenda passou a pertencer a tal município.

Foto  -  2015 – Acervo de João Odílio
Fontes:   IPHAN/ES, moradores da região e Assentamento Che Guevara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário