sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Chegaram descalços e ficaram a ver navios


29 de Novembro de 1807: entrava em Lisboa o Exército Francês sob o comando de Junot, naquela que ficou conhecida como a 1ª Invasão Francesa. Diz-se que Junot "ficou a ver navios" quando, já na capital do reino, ainda avistou a Armada que, fruto de uma importante e oportuna decisão estratégica, transportava a Família Real Portuguesa, a Rainha D Maria I e o seu filho, o Príncipe Regente D João (futuro D João VI), para o Brasil, gorando assim um dos principais objectivos de Napoleão que pretendia depor o Rei de Portugal, como o tinha já feito em Espanha.

Exactamente por este facto, enquanto os portugueses combatiam a Guerra Peninsular, os espanhóis combatiam a Guerra da Independência porque viram o seu legítimo Rei Fernando VII substituído por José Bonaparte, irmão de Napoleão. [José Bonaparte ficou conhecido, em Espanha, por "Pepe Botella" (pode traduzir-se por "Zé Garrafa") por razões que facilmente se percebem].

Imagem: Entrada dos franceses em Portugal, aguarela de Roque Gameiro que ilustra o péssimo estado em que chegaram. Tão lastimoso era o estado dos invasores que uma das primeiras medidas que os franceses tomaram em Portugal foi a requisição de sapatos, milhares de pares de sapatos, para substituir os seus que eram de muito fraca qualidade.

Manuel Ribeiro de Faria


Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário