terça-feira, 19 de novembro de 2019

Thadeu de Moraes Almeida: um gênio bonjesuense do piano

Thadeu de Moraes Almeida
Memorial (trajetória acadêmica e profissional)

Thadeu Almeida


Thadeu de Moraes Almeida, pianista e organista, nascido em Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro.

Pela Escola de Música da UFRJ, possui os títulos de Bacharel em Piano e Mestre em Música. De acordo com seus interesses na área da pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, trabalhou com os professores Dr. Antonio José Augusto e Dra. Maria Alice Volpe no resgate histórico-musical dos compositores Henrique Alves de Mesquita (1830-1903) e Homero de Sá Barreto (1884- 1924), respectivamente.

Thadeu Almeida no Espaço Cultural Luciano Bastos


Sua dissertação de mestrado analisa os dois primeiros concursos para provimento do cargo de professor no Instituto Nacional de Música (que foi o órgão oficial de ensino de música no Brasil, com sede no Rio de Janeiro), nos anos de 1916 e 1917, contextualizados na história institucional deste organismo que foi lugar privilegiado de práticas e ensino musical, no período de 1890 a 1917.

Thadeu Almeida e a saudosa Dona Nina

Participou de inúmeros recitais e apresentações em diversas cidades brasileiras. Desde 2004, vem se  dedicando à pesquisa da música sacra-litúrgica polifônica e da prática do canto gregoriano na Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, em Bom Jesus do Itabapoana.

Em 2019, assumiu o cargo de organista na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora no monumental órgão Tamburini, instalado na basílica em 1956, que é um dos cinco maiores do mundo. Dedica-se a projetos envolvendo a música câmara, o que o levou a realizar concertos nas mais diversas formações.

Destaca-se a sua atuação no Duo Omnia Brasil (piano/órgão e trompa), em parceria com o trompista Antonio Augusto. Este Duo, formado 2011, se apresentou em diversas cidades do país explorando o repertório existente para esta formação, principalmente o repertório brasileiro, e estimulando a criação de novas obras para trompa e piano/órgão. Em 2013, o Duo foi agraciado com o Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos realizando oito apresentações por cidades do norte fluminense e sul capixaba.

Em fevereiro de 2017, fundou, em sociedade com a Profª. Juliana Pimentel a Escola de Música MusicArt, em Bom Jesus do Itabapoana, onde vem se dedicando à formação musical de dezenas de alunos de todas as idades.

Thadeu Almeida colou grau em 25/1/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário