sábado, 7 de outubro de 2023

FAERJ: Dois anos de conquistas para os artesãos


Artesãos e artesãs do estado do Rio de Janeiro mostraram sua força no 2º Congresso Estadual 

Ocorreu, no dia 5 de outubro, na sede da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, no Rio de Janeiro, o 2º Congresso dos Artesãos do estado do Rio de Janeiro, com a comemoração do aniversário da entidade e muitas conquistas.

O evento foi realizado pela FAERJ (Federação do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro), presidida pela dinâmica e visionária Nea Mariozz.

O artesanato fluminense é um dos mais ricos do pais e promove o sustento de centenas de famílias. Além da questão econômica, o artesanato é ótima atividade para superar a depressão e o estresse.

É gigante a importância da FAERJ para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro. Ao promover a união dos artesãos, mostra, por outro lado, ao país que a única saída para os graves desafios da nação é a conjunção de energias e esforços no que há de comum entre todos os artesãos e artesãs: a construção de uma sociedade onde se possa produzir esperança, a partir da prosperidade econômica.

Esse é o legado extraordinário da FAERJ e de Nea Mariozz.

A notável participação de artesãos e autoridades no evento indica a credibilidade em um trabalho realizado com idealismo e determinação.

Estiveram presentes ao evento Danielle Barros, Secretária de Estado e Cultura e Economia Criativa e Cláudia Vianna, Subsecretária de Cultura e Diretora da Escola de Cultura Cláudia Vianna. 

Na oportunidade, foi divulgado um edital sobre  artesanato. Além disso, restou assinada parceria e lançamento de um inédito concurso de crochê, seguido de um belo desfile de crochê. Houve também a entrega de carteiras de Mestres Artesãos.

À tarde, ocorreu um importante debate sobre as prerrogativas do Congresso Nacional relativas ao artesão.

Ao final, Nea Mariozz agradeceu à Secretária, ao Governador, à CONART, ao proprietário das Lojas Caçula, Marco Antônio, ao Sebrae e à Fecomercio.

Os artesãos do estado do Rio de Janeiro constroem seus sonhos, suas esperanças e seu futuro!



Danielle Barros, Secretária de Estado e Cultura e Economia Criativa

Nea Mariozz, presidente da FAERJ



























Daniel de Lima, Lina de Melo e outros artesãos e artesãs receberam as carteiras de Mestres Artesãos




4 comentários:

  1. Momento ímpar para a nossa instituição FAERJ, parabéns para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Vou repetir aqui o que sempre ouço a nossa Presidente Nea Mariozz dizer; ”Deus é Poderoso". A ele a glória e a nós a alegria. Somos a resistência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e viva a Cultura! 👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir