quarta-feira, 21 de maio de 2014


ROÇARTE E ECLB: PARCERIA QUE DEU CERTO




Leninha Péres, Daniel de Lima, Luísa Helena Germano e Paulo Augusto, do ROÇARTE: geração de renda para artesãos da Usina Santa Maria


A Exposição no ECLB dos trabalhos de cerâmica da Usina Santa Maria trouxe para os integrantes do projeto ROÇARTE, mantido pela Petrobras, a convicção de que uma nova etapa se descortina para o grupo.

Segundo Leninha Péres, "esta é a primeira exposição que realizamos em Bom Jesus do Itabapoana.Trata-se de um passo importante para a divulgação do nosso trabalho, e a tendência é que melhore cada vez mais. Na medida em que as pessoas da Usina Santa Maria vão se mobilizando, acreditando no seu próprio talento, teremos as condições de conseguirmos um crescimento maior, garantindo importante fonte de renda para a comunidade", salientou.

 Luisa Helena Germano, por sua vez, diz que "retornei à ROÇARTE há cerca de um ano, e o reconhecimento ao nosso trabalho está ocorrendo". Paulo Augusto, outro artesão, registra que "comecei há pouco tempo, mas pelo que observo, está valendo a pena, pois nosso trabalho está sendo reconhecido".

Segundo  Daniel de Lima, instrutor dos artesãos, "atuo na área há cerca de 26 anos. Há 4 anos estou realizando este trabalho na Usina Santa Maria. Sou nascido em Pernambuco e sempre gostei de artesanato. Em um das mostras ocorridas em Brasília, fui convidado para trabalhar em Casemiro de Abreu (RJ). Depois, em um evento ocorrido na região, dona Nely, da Associação dos Artesãos de Bom Jesus, me conheceu e convidou-me para trabalhar na Usina Santa Maria e aqui estou. Está sendo gratificante para mim ajudar as pessoas a progredirem".

Os artesãos da Usina Santa Maria e a Associação de Artesãos, articulados com o ECLB, dão mostra de que a união é capaz de abrir novos caminhos para o desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário