sexta-feira, 2 de maio de 2014





O NORTE FLUMINENSE REALIZOU, HOJE, ENTREVISTAS HISTÓRICAS




O NORTE FLUMINENSE realizou, hoje, três entrevistas históricas que comporão um documentário e embasarão  matérias que serão publicadas nas próximas edições do jornal.


ELCIO XAVIER


Elcio Xavier e o túmulo de Padre Mello, na Igreja Matriz

Amanhã, o maior poeta de Bom Jesus do Itabapoana de todos os tempos, e um dos grandes do Brasil, completará 94 anos, em festa que contará com a presença de inúmeros parentes que se deslocaram para cá. 

O NORTE FLUMINENSE realizou entrevista de quase duas horas com o vate nas dependências do Hotel Pitucão, em Bom Jesus do Itabapoana.

Elcio Xavier foi batizado por Padre Mello em 1920, foi coroinha e integrou o coral da Igreja durante sua infância. Hoje, realizou emocionante visita ao túmulo do párocona Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, considerada por ele "a mais bela Igreja que conheço do interior do Brasil".

DONA NINA


Dona Nina e a máquina de escrever em que seu pai, Zico Camargo, escreveu o livro sobre a história de Bom Jesus do Itabapoana

No próximo dia 1o. de setembro, Georgina Mello Teixeira, conhecida como Dona Nina, completará 90 anos de idade.

Pertencente a uma família de pianistas, Dona Nina ensinou piano para cerca de dois mil estudantes, durante o funcionamento da Escola de Música Levy Aquino Xavier, o primeiro maestro de Bom Jesus do Itabapoana.

Seu pai, Francisco Camargo Teixeira, conhecido como Zico Camargo, escreveu um importante livro sobre a história do município: "BOM JESUS DO ITABAPOANA".

A entrevista foi realizada na rua Carlos Firmo, em Bom Jesus do Norte (ES).


DR. AYRTHON BORGES SERÓDIO



Dr. Ayrthon Borges Seródio e a premiação pelo Congresso Sociedade  Cultura Latina



Autor de 264 sonetos alexandrinos e vinte livros de poesia, Dr. Ayrthon Borges Seródio, nascido na Barra do Pirapetinga, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, completará 85 anos de idade no próximo dia 21 de maio, e é considerado um dos maiores sonetistas do Brasil.

Foi premiado pelo Congresso Sociedade Cultura Latina, Seção Brasil, na categoria de poesia clássica, no evento "Melhores do Ano de 2013", com seu livro " A seara de vento e sacrifício inútil", lançado pela Editora O Norte Fluminense, na coleção Literatura Bonjesuense. 

A entrevista ocorreu em sua residência, na rua Silva Pinto, em Bom Jesus do Itabapoana.





 

 

Um comentário:

  1. Boa Noite!
    Defino o Norte Fluminense como um jornal que tem a grandeza de tornar público as singelas histórias e lembranças que cada cidadão traz no fundo de sua alma, aquelas doces lembranças de laços estabelecidos no decorrer da vida, enaltecendo as relações humanas e o espaço físico como um elo entre o tempo a história e a memória.
    Rita de Cássia Cogo, por email

    ResponderExcluir