sexta-feira, 16 de maio de 2014


OFICINA DE FOTOGRAFIA É ATRAÇÃO DO 5o. CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS



Oficinas de Cimar Pinheiro são concorridas






As oficinas de fotografia ministradas por Cimar Pinheiro são  bastante concorridas, por ocasião dos Circuitos Culturais.

 Cimar Pinheiro é historiador, fotógrafo, poeta e andarilho. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 20 de julho de 1954, foi criado em Angra dos Reis (RJ) e atualmente reside em Dores do Rio Preto (ES).É formado em História com Especialização em História Social e História Cultural Afro-brasileira, mas sempre se dedica a espalhar cultura pelos lugares onde anda.


É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia.


Pesquisa, desde 1999, os caminhos antigos da região sudeste, inicialmente os da região de Angra dos Reis e Paraty que foram importantes para o desenvolvimento da Província do Rio de Janeiro, no século XIX, dedicando atenção especial à Vila de Mambucaba, tombada pelo IPHAN, e sua estrada antiga. Em 2009, iniciou uma pesquisa sobre o município de Dores do Rio Preto e a antiga estrada ligando Mariana (MG) à Vila de Itapemirim (ES), construída no século XIX.


Em fevereiro de 2001, editou o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, com a intenção de mostrar a beleza da história angrense por meio de seus monumentos. Em 2012, participou com três textos sobre a vila de Mambucaba, no livro “Histórias e imagens de Angra dos Reis”, editado pela Água Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Angra dos Reis (RJ).


            Foi agraciado, em novembro de 2005, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis, pelos serviços prestados à cultura angrense. Em dezembro de 2007, foi agraciado pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, com o Colar de Cunhambebe. Em outubro de 2011, recebeu da Câmara de Vereadores de Dores do Rio Preto, o título de Cidadão Riopretense, pelas mãos do Vereador Eder Polido de Aguiar. Em setembro de 2013, foi agraciado pela presidente da Academia das Artes Cultura e Letras de Marataízes com a medalha Rubem Braga, pelos serviços prestados à cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário