sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Emir Bussad e a Companhia de Luz e Força



Geraldo do Nascimento Azevedo: 80 anos no próximo dia 5 de janeiro



Geraldo do Nascimento Azevedo nasceu no dia 05/01/1935 em Caeté, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana. Filho de Vitorino Soares Azevedo e Floripes Porcina de Azevedo, teve 9 irmãos: Maria Soares, Teresa, José, Senhorinha, Francisco, Domingos, Ana, Amélia, Sebastião e Toninho Lanterneiro.

"Aprendi a ler e escrever em Caeté, mas não estudei em nenhuma escola. Trabalhei na roça, no asfalto que ligou Bom Jesus a Itaperuna, na Companhia de Luz e Força, de Emir Bussad, durante 7 anos, e na Escelsa por 21 anos, até me aposentar", conta.

Segundo Geraldo, "Emir Bussad era uma pessoa querida, e levou grande desenvolvimento para a região com o estabelecimento da Companhia de Luz e Força, que forneceu energia para toda a região. Sua empresa cedeu energia para o norte-fluminense e sul-capixaba. Beneficiaram-se de sua empresa as localidades de Bom Jesus do Norte (ES), Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES) e Bom Jesus do Itabapona (RJ) e suas Usinas Santa Maria e Santa Isabel, além de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ). Ocorre que havia muita inadimplência. Posteriormente, o estado encampou a empresa, que passou a se chamar Escelsa".

Geraldo é grato também a dona Amélia Bussad, esposa de Emir: " Quando deixamos de trabalhar para a Cia de Luz e Força, fomos transferidos para a Escelsa que, entretanto, exigia que os trabalhadores tivessem ao menos o curso primário. Eu e outros colegas não tínhamos este curso. Foi dona Amélia quem nos ajudou para que pudéssemos obter o certificado, através de um curso ministrado no Colégio Estadual Horácio Plínio, em Bom Jesus do Norte (ES), que tinha como diretora uma filha de Jorge Assis, prefeito de Bom Jesus do Itabapoana".

No próximo dia 5 de janeiro, Geraldo completará 80 anos. Casado com Teresa Gualhano, em 1960, tem 5 filhos: Toninho, Vítor, Geraldo, Sandra e Wanderson. São cerca de 10 netos. "Sinto-me realizado na vida e sempre disposto a ajudar as pessoas que necessitam", finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário