segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CCMB revolucionou a cultura em Laje do Muriaé (RJ)




Em Laje do Muriaé (RJ), pode-se dizer que o ano de 2015 constituiu-se de conquistas históricas na área da cultura.




O CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), fundado no dia 21 de agosto de 2013 por Maria Beatriz Silva, que é referência de cultura, há anos, no município, consolidou-se como polo de desenvolvimento cultural local e fomentadora de cultura a nível nacional, com repercussão internacional.



Ao se estabelecer em nova sede, localizada em frente à Casa da Cultura, o CCMB ampliou consideravelmente o seu espaço, permitindo aglutinar confortavelmente os visitantes nos diversos segmentos culturais oferecidos à população.

O CCMB conferiu certificado de conclusão das oficinas de cerâmica, a 60 alunos das escolas do município

O Espaço Portinari, com réplicas das obras de arte do célebre artista que constituem a Exposição Pemanente, a Sala de Documentários Carlos Pronzato em homenagem ao cineasta argentino, a Biblioteca Comunitária, a Feira Permanente de Livros, o espaço destinado às oficinas e aos escritores e artistas locais, tornaram o CCMB uma espécie de templo da cultura no pequeno município do noroeste fluminense.







Entre as obras de escritores locais encontram-se preciosidades de autoria de Manoel Ligiéro, Luciana Miranda, Maria Antonieta Cunha, Maura Garcia de Freitas Goulart, Mozart, Venina Aparecida da Rocha Freitas, José Carlos Moreno, Dilma Rocha, Itamar Luz Fulgêncio, Marcelo Carreiro e Maria Beatriz Silva. Obras dos artistas lajenses Adir Herculano e Gilson Alberoni também estão em exposição. 

Ballet Valéria Bino se apresentou na Casa da Cultura dentro da programação da 3´ª Primavera de Arte, Educação e Cultura, organizada pelo CCMB



Em agosto, o CCMB capitaneou com êxito o 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos, evento que inclui diversas atividades culturais e que percorreram 5 Estados da Federação: Rio de Janeiro (Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé), Espírito Santo (Bom Jesus do Norte, Guaçuí e Cachoeiro de Itapemirim), Minas Gerais (Conceição do Ipanema e Sacramento/Distrito de Manhuaçu), Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Gravataí) e Bahia (Salvador e Juazeiro). 


Contação de história por Tia Mirinha, baseada no livro História dos Bichos (Rubem Alves), para alunos e professores do Centro Educacional Inovar, dentro da programação da 3ª Primavera





Além disso, o CCMB promoveu eventos significativos em seu município, especialmente por ocasião da 3º Primavera de Arte, Educação e Cultura. 


Foi o CCMB, também, que, pela segunda vez, orientou a Folia de Reis Estrela Azul do Grande Espaço, de Laje do Muriaé, o que permitiu que a mesma fosse contemplada com o Prêmio da Cultura Afro-Fluminense 2015 fornecido pelos Governo Estadual e Federal.



Duda Fingolo Tostes e Maria Beatriz Silva foram eleitos para o Conselho Estadual de Política Cultural


A fundadora do CCMB, Maria Beatriz Silva, obteve, por fim, o reconhecimento oficial por sua destacada atuação em prol da cultura, sendo escolhida por gestores regionais para a importante função de suplente do Conselho Estadual de Política Cultural. 


Maria Beatriz Silva: revolucionando a cultura










































 

2 comentários:

  1. Querida Maria Beatriz, muito merecido o título que lhe foi outorgado. Fiquei encantada com o trabalho desenvolvido por você que, saindo de um pequeno estado,conquistou o respeito dos governos - Estadual e Federal.
    Sua abrangência é tão ampla que ultrapassou os limites do nosso país.
    Parabéns. "Tudo pela Arte"
    Abraços da L. Stella S. e Mello - - artista plástica e escritora - Ribeirão Preto, SP.
    lstella2705@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilha absoluta mestra Maria Beatriz... Parabéns!

    ResponderExcluir