quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Tradicional Sapataria Marques fecha as portas amanhã



Elisa Barreto Marques e a filha Elizabeth: Sapataria Marques encerra as atividades e deixa lembranças e saudades


A origem da Sapataria Marques, fundada por Sebastião Marques, remonta a Apiacá (ES) no ano de 1953.


 Sebastião Marques (E) tomando posse na presidência do Lítero Club de Apiacá, em 1961



Segundo Elizabeth Barreto Marques, filha de Sebastião com Elisa Barreto Marques,
"meu pai nasceu em São Pedro do Itabapoana (ES) e era filho de Cristóvão Máximo Marques e Balbina Ribeiro Marques. Foram 7 os irmãos: Sebastião, Aracy, Dinorah, Mª Marques, Ulisses, Dilson e Carlos José. Meus avós maternos se chamavam Osvaldo Barreto e Odeth de Paula Barreto, ambos farmacêuticos em Apiacá (ES). Ele era originário de Glicério, em Macaé (RJ) e ela de Petrópolis (RJ)".

Sebastião Marques  em foto de 1951, em São Pedro do Itabapoana, onde nasceu


Sebastião Marques e Leni Matieli em comércio de São Pedro do Itabapoana, em 2002


Segundo Elisa, "a família de meu pai era sempre envolvida em sapataria, alfaiataria e selaria. Houve um período em que meu pai foi trabalhar no Rio de Janeiro, e quando retornou a Apiacá, resolveu instalar uma sapataria, o que ocorreu após seu casamento".


Elisa Barreto e Sebastião Marques em Mimoso do Sul, em 16/08/1952


Sebastião casou-se com Elisa Barreto Marques, também de São Pedro do Itabapoana, e tiveram os seguintes filhos: Elizabeth, Luís César, Margareth e Osvaldo Luís, falecido em acidente, em 1969.


Sebastião Marques e os filhos Luís César, Margareth, Elizabeth, no aniversário de Elisa, em 26/02/2010

 Segundo Elizabeth "nasci um mês depois de meus pais se mudarem para Bom Jesus. Em 1977, a Sapataria Marques se estabeleceu no atual endereço da rua 15 de Novembro".

 
Sebastião em frente ao fusca, na rua Genaro Rodrigues, em 1981



Ela continua: "Uma coisa sempre me chamava a atenção, pois eu via pessoas do Rio de Janeiro e de Niterói virem a Bom Jesus para contratarem os serviços de meu pai, que fazia aplicação de botões, consertava fecho éclair e cintos, o que me fez concluir que ele realizava um serviço como poucos".


Sebastião, Carlito e Lima na antiga Sapataria Irmãos Marques, em 1967

Elisa explica as razões para o fechamento da tradicional loja: "trabalhei no Colégio Rio Branco, por 3 anos, no Bradesco, por 9 anos e na Sapataria Marques por 25 anos. Meu pai faleceu com 90 anos de idade, em 10/03/2015. Desde 1970 tenho dado continuidade ao trabalho dele. Contudo, hoje, não vejo perspectiva em dar prosseguimento ao comércio. Além disso, estou me aposentando".

 Calçados Marques eram uma marca de excelência. Na foto, de 1967, por ocasião da Exposição Agro Industrial na Festa de Agosto


De acordo com Elizabeth, "papai foi um homem simples e muito católico, voltado para a família e para os filhos".


 
"Ele deixou como legado o caráter, a integridade e o respeito a todos", salienta Elizabeth.

Bodas de Ouro no Pitucão, em 09/03/2002
 
Elizabeth ressalta que "papai era, também, um exímio dançarino". 

Sebastião Marques era exímio dançarino

Elisa, com 84 anos de idade, possui 4 netos: Luís César Filho, Christian, Laura e Nedson, além de um bisneto: João.

Elisa Barreto Marques   
Segundo Elizabeth, "meus pais viveram 63 anos felizes no casamento. Papai era um companheiro, um marido amoroso e dedicado ao matrimônio", salienta.


Gerson Neves Diniz: "eu pretendia me aposentar na sapataria"

Gerson Neves Diniz, funcionário desde os 13 anos de idade na Sapataria Marques, lamenta o fim da loja: "eu pretendia me aposentar nela".


Camilla Delatorre Teixeira, uma das últimas clientes: "Estou triste com o fechamento da loja. Frequento a Sapataria Marques desde pequena"

Camilla Delatorre Teixeira, uma freguesa habitual, e uma das últimas clientes da loja, salientou: "estou triste com o fechamento da loja. Desde pequena minha mãe me trazia aqui para consertar bolsas e pregar botões".

Elizabeth Barreto Marques: o Museu da Sapataria Marques manterá viva a história da família e de Bom Jesus

Apesar do fechamento da loja, Elizabeth diz que ela pretende preservar objetos antigos de seu pai e estabelecer um Museu da Sapataria: "pretendo, através deste Museu preservar a história de minha família e de Bom Jesus", finaliza.


Os últimos momentos da tradicional Sapataria Marques


ALGUNS ITENS QUE COMPORÃO O MUSEU DA SAPATARIA MARQUES









Máquina Singer era a paixão de Sebastião Marques, na Sapataria


Elisa e Elizabeth: preservação da história da família e de Bom Jesus


Um comentário:

  1. VOCÊS SÃO DEMAIS
    A REPORTAGEM SOBRE A SAPATARIA MARQUES FOI MAGNÉFICA, MOSTRA TAMBÉM AS PESSOAS SIMPLES QUE FIZERAM A GRANDEZA
    DE NOSSA CIDADE
    ABRAÇÃO A TODA EQUIPE QUE O NOVO ANO SEJA MAGNIFICO PARA O JORNAL E TODOS VOCÊS E FAMILIARES
    TUDO DE BOM
    CLEBER
    DF (por e-mail)

    ResponderExcluir