quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

125 anos de nossa 1ª emancipação: 25/12/1890





Amanhã, dia 25 de dezembro de 1890, comemoraremos 125 anos da instalação de nosso  município, que passara a se chamar "Itabapoana",   tendo como paço municipal o prédio onde hoje está localizado o Big Hotel.

A emancipação ocorreu através do Decreto nº 150  do Governador Portela, cujo nome é dado à nossa Praça Principal. Foi ele quem nomeou o nosso 1º prefeito (presidente do Conselho de Intendência) Pedro Gonçalves da Silva Jr, conhecido como Coronel Pedroca, assim como os vereadores (intendentes) Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis.

Segundo o livro "De Município a Distrito", de Luciano Augusto Bastos, publicado pela Editora O Norte Fluminense, em 2008, pela Coleção Histórias de Bom Jesus,  "o Conselho de Intendência funcionava como a Câmara Municipal de nossos dias e o seu presidente tinha as características do atual Prefeito Municipal" (pág. 19).

Tal como no ano passado, O Norte Fluminense esteve, hoje, nas dependências do Big Hotel, juntamente com sua proprietária, Judith Sueth, homenageando nossa 1ª emancipação. que durou até o dia 8 de maio de 1892.


Amanhã, O Norte Fluminense comemorará, também, 69 anos de existência.




Gino Martins Borges, Bastos, André Luiz de Oliveira, seu filho Miguel, e Judith Sueth na homenagem à nossa 1ª emancipação, hoje à noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário