sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MIRACEMA E LAJE DO MURIAÉ SE IMPÕEM COMO FORÇA CULTURAL NO NOROESTE



Duda Fingolo Tostes e Maria Beatriz foram eleitos para o Conselho Estadual de Política Cultural:


O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Miracema, Duda Fingolo Tostes, e a Diretora de Cultura de Laje do Muriaé, Maria Beatriz, se impuseram, por ocasião da Conferência Regional de Cultura Noroeste realizada no Centro Cultural Melchíades Cardoso, em Miracema, e se elegeram, respectivamente, como conselheiro titular e suplente do Conselho Estadual de Política Cultural.



A força cultural de Miracema revelou-se especialmente através da acirrada disputa verificada entre  protagonistas de manifestações culturais no município. Por outro lado, agentes da cultura de Laje do Muriaé marcaram significativa presença para apoiar sua representante, que sempre foi referência de cultura no município.

Participaram do processo eleitoral agentes culturais dos seguintes municípios do Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai.  

Maria Beatriz, Duda Fingolo Tostes, Paula Bastos, Diretora do Espaço Cultural Luciano Bastos, de Bom Jesus do Itabapoana e Martha Salim, Diretora de Cultura de Bom Jesus do Itabapoana

Marcaram presença no evento a Secretária Estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, o Subsecretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Cultura, Manoel Vieira, o representante do Ministério da Cultura, Reginaldo Magalhães, e o prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, entre outros.



Os eleitos do Noroeste Fluminense são ativistas culturais, apaixonados e devotados pela causa da cultura, o que foi o suficiente para lhes conferir o reconhecimento da região como aptos a exercerem a função para a qual foram eleitos.



DESAFIOS


Pode-se dizer que um  dos desafios do Conselho Estadual de Política Cultural são os mesmos inerentes aos estabelecidos pelo conflito entre vida e morte.

Quando, a pretexto de se apoiar
 a cultura,  transforma-se esta em instrumento político-eleitoral e de ganho financeiro, promove-se o aniquilamento da mesma, atentando contra a vida e a dignidade do ser humano.

Essa é a trágica realidade da maioria dos municípios.

Conselho Estadual de Política Cultural: desafios inerentes ao conflito entre as forças da vida e da morte













6 comentários:

  1. Parabenizo a todos pela grande conquista cultural.
    Abraços.

    Amélia Luz - Pirapetinga/Minas Gerais - UBE - União Brasileira de Escritores/RJ - ALACIB - Mariana/MG

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS E APLAUSOS PARA AS BOAS TURMAS DO NORTE E DO NOROESTE FLUMINENSE E PARA SEUS GOVERNOS. QUE OUTROS PREFEITOS SIGAM ESTE EDIFICANTE EXEMPLO DE AMOR E CULTO ÀS ARTES E À CULTURA.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, MARIA BEATRIZ. SUCESSO SEMPRE! MEU ABRAÇO, ELIANA

    ResponderExcluir
  4. A CULTURA SEJA ONDE FOR MERECE NOSSA ATENÇÃO. PARABÉNS PELO EVENTO E UM FELIZ NATAL COM MUITA SAÚDE E PAZ PARA TODOS. ABRAÇOS FRATERNOS.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Sua atuação cultural tem sido constante e importante.

    ResponderExcluir