segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

NATAL E FIM DE ANO


Lenice Xavier


Faltando praticamente uma semana para o encerramento de mais um ano e às vésperas do Natal, nos apercebemos que temos à frente mais um ano prontinho para mostrar a sua cara, graças a Deus. 

Vê-se a cada final de ano uma correria desenfreada e uma agitação cheia de ansiedade, como se fosse uma corrida contra o tempo para fazer tudo que não se conseguiu durante todo o ano. 

São compras intermináveis de presentes, de comidas para a ceia e muita guloseima, de decoração natalina, de roupas especiais para as comemorações de Natal e de passagem de ano. 

Poucos, muito poucos, são os que se recolhem em reflexão, meditação e oração, com o objetivo de viver o real significado do Natal, o que é lamentável, pois esses momentos são especiais para agradecer ao Pai por tudo de bom que tivemos, em especial pela saúde de nossa família.

Ano após ano, contempla-se esse momento de encantamento desmedido; é como se um frenesi tomasse conta das pessoas, que, certamente, questionadas, não saberiam explicar a razão de assim agirem, a não ser o próprio hábito que a maioria adquiriu. 

Há uma grande diversificação de estilos e tamanhos de festas, em sua maioria com o nome de ‘confraternização’ de uma fraternidade, na maioria das vezes, não vivida durante o ano, mas esquecem que a qualquer momento essas intermináveis festas podem ser interrompidas por um fato inusitado, que não escolhe data nem hora para chegar. 

O ideal é que estejamos em espírito de oração, fortalecendo nossa fé e nossos corações, o que será um facilitador na hora da angústia.

O mais importante é que Jesus visite nossos lares e adentre nossos corações com muita paz, trazendo suavidade às almas, mais verdades, mais carinhos, mais amor, mais perdões, com um toque sutil de paciência, tolerância, respeito, compaixão e humildade.

Um comentário: