quinta-feira, 23 de junho de 2016

VEJAM OS ARTISTAS DO 7º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS



Há sete anos atrás, o Circuito Cultural Arte Entre Povos surgiu com a ideia de promover a integração e o desenvolvimento cultural de nossa região. Hoje, pode-se dizer que o evento se encontra consolidado com atividades almejadas pelos munícipes das localidades visitadas. O idealismo e a qualificação dos artistas que integram o Circuito tem garantido, a cada ano, o crescente êxito do evento, que conta, atualmente, com a organização competente do Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ).

Vejam a relação dos circuiteiros deste ano:



Francisco Rivero 



José Francisco Rivero Castellanos nasceu em Havana, Cuba.

É pintor, ilustrador e artista gráfico, graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana. Realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, Nigéria, França, Grécia, Canadá, Rússia, Alemanha e Espanha.



É autor de murais nos seguintes países:



- Bélgica - Universidade de Louvain la Neuve.

- Espanha - Serrada. Provincia de Valladolid.

- França - Valence, Grenoble, Colmar, Sarreguenines, Pierralatte, Rives, Orsay, Toulouse.

- Andorra - Esclades Engordany, Ordino.

- Itália - Arezzo.

Realizou numerosas exposições individuais na França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Andorra, Lituânia e Macedônia (ex-Iugoslávia).



Exposições realizadas:





2009/2010:

- V Exposição Internacional de Arte em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.

- Exposição Individual na Faculdade de Artes e Filosofia (FAFI) em Vitória, ES, Brasil.

- Exposição Individual “Marronage en Monmartre”, Maison Victor Hugo, Havana, Cuba.



2008/2009:

- Exposição Individual “Preto-Branco” no Museu Galeria Antanas Moncys, em Palanga, Lituânia.

- Exposição Individual “Preto-Branco” na Galeria XX2, Vilnius, Lituânia.

- Exposição Individual “De um país ardente”, Espaço Paul Jargot, Ville Crolle, Isère, França.



2007:

- Exposição Individual “Em junho como em janeiro”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.



2005:

- Exposição Individual “A Festa”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.



Atualmente trabalha em Paris - França.



Pode-se conferir um pouco de sua arte no blog





Rocio Salazar



Rocio Salazaer é peruana, bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela UNI-RIO. Pós-Graduada em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino-Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino-americanos de fala hispânica com o Brasil. Curadora de duas edições da mostra Raízes Negras Latino-Americanas (2006 e 2009). Produtora executiva dos documentários. Desde 2014 se dedica a criação de projetos educativos em audiovisual e produção.

Phillip Johnston


Phillip Johnston é cineasta brasileiro, Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, membro da equipe do Ramal Cineclube (SESC Engenho de Dentro, Rio de Janeiro). Realizador de oficinas de cinema para crianças e jovens, dirigiu diversos documentários no Brasil e no Peru, incluindo Preservação das Imagens em Movimento (2008), menção honrosa do júri ABD&C durante a XIII Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro). Como produtor, trabalha, há dez anos, com a peruana Rocio Salazar.




Neusa Jordem



Professora, escritora e oficineira da palavra. Neusa Maria Jordem Almança é natural de Muniz Freire. Graduada no Curso de Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, no Espírito Santo. Membro da Academia Feminina Espírito–Santense de Letras - Patrona Marzia Figueira, ocupante da cadeira nº 36, membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras. Oficineira da palavra pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, Oficineira de Literatura pela Academia Espírito-Santense de Letras, Oficineira de Literatura em sala de aula, Oficineira de Escrita Criativa no SESC, Oficineira Brincar de ler pela Livraria Paulinas, Contadora de Histórias no Projeto Viagem pela Literatura (Prefeitura Municipal de Vitória), Contadora de Histórias na Livraria Paulinas Centro de Vitória(ES). Secretária de Cultura do Município de Iúna no período de  2002/2006. Pós-graduada em Linguagens: Língua e Literatura pela Faculdade Saberes.  Escritora de literatura Infantil, Infantojuvenil, Poemas, Contos e Crônicas, associada à AEI-LIJ, Rio de Janeiro.



Prêmios e títulos



 Menção Honrosa pela UNIART - 9º Concurso Nacional de Texto “Prêmio Ruy Menenzes”. Destaque Especial pelo IV Concurso Nacional e Internacional ALPAS XXI, Cruz Alta (RS). Menção Honrosa do “Prêmio Adolfo Aizen (Categoria Juvenil) com: “Perdidos na floresta,” pela UBE–União Brasileira de Escritores. Menção Honrosa, Concurso “Rubem Braga” de Crônicas - Academia Cachoeirense de Letras. Menção Honrosa do “Prêmio Adolfo Aizen 2002 (Categoria Juvenil) com: “CIÇA”, pela UBE- União Brasileira de Escritores. Premiada no III Concurso de Poesia “Pedra Pura Poesia-2002”. Premio Fabio de Carvalho Noronha - Academia de Letras de São João de Boa Vista – SP. Premio SEBRAE Mulher Empreendedora – Selecionada com o texto – A Outra. Participação na 56ª Feira Internacional do livro de Frankfurt (Alemanha) – 2004 – Livro – Ciça.  



Produção:



Participação em várias coletâneas: Alguns de nós, 2001, Florecultura, organizada por Miguel Marvilla, Vitória (ES). Série “Escritos de Vitória”, Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, Vitória(ES). Instantâneo, 2005, SECULT, Vitória (ES). Participação em Escritos de Vitória n. 27 – Pontes, 2010, PMV/SECULT.



Participação em várias antologias: Vozes e Perfis, 2002, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Textos e Tramas, 2003, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Dança das palavras, 2005, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Clepsidra, 2007, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Múltiplas Vozes, 2010, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Participação Catálogo, 2009, Letras Capixabas em Artes.



  Livros Solo: Perdidos na Floresta – Literatura Infantojuvenil (2001). Difícil Conquista – Romance (2002). Ciça – Lit. Infantojuvenil (2002) – Ed. Paulinas – SP. Ciça e a rainha (2012) – Ed. Paulinas – SP. Duas Vidas – Romance (2003) A Outra – Crônicas (2004) De Cabelo em Pé – Lit. Infantojuvenil - (2005) – Ed. Ygarapé - RJ. Minha Rua – Literatura Infantojuvenil (2006). Verde que te quero ver – Literatura infantil (2008).  Chiro – Literatura infantil – (2009). Menina inventada – Literatura infantil (2009). Lendas de assombração – Literatura Infantil (2009). Lendas de assombração em cordel – Literatura infantil (2009). As montanhas azuis – Literatura infantil (2010). Cão e gato – Literatura infantil (2010). Um abraço – Poemas (2010). Ciça e a melhor do mundo – Literatura infantojuvenil (2012). História de uma escadaria - Editora Nova Alexandria, São Paulo. (2012).





Eunice Caldas




Nascida no Rio de Janeiro e atualmente residindo em Santo Antônio de Pádua, Eunice Caldas é  Professora de Artes do Centro Social de Arte e Lazer, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Pádua – RJ. Artista plástica e professora de reciclagem, ministrando diversos cursos e oficinas sobre o assunto em todo o estado e também recebeu uma homenagem da turma de Ciências da Natureza da UFF (Universidade Federal Fluminense) pela sua arte. Trabalha principalmente na confecção de artesanatos com reciclagem e com materiais de baixo custo.



Nas relações abaixo, seguem algumas ações e eventos realizados e a dinâmica de seu projeto ministrando atividades educativas.





Oficinas e Exposições realizadas:



- Na VII Giroletras em Santo Antônio de Pádua (RJ) (De 14 à 16 de Abril de 2011)

- No Seminário de Iniciativas Sustentáveis da APA de Macaé de Cima – Lumiar – Nova Friburgo (RJ) (04 de Junho de 2011)

- Na casa dos Saberes – Rua Rodrigues Alves nº 455 – São Pedro da Serra – Nova Friburgo (RJ) (Abril de 2011)

- Semana do Meio Ambiente – Praça Coronel Olivier – Santo Antônio de Pádua (RJ) (09 de Junho de 2013)

- Oficina “Reciclar na Escola” - FAETERJ – I Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia - Santo Antônio de Pádua (RJ) (06 e 07 de Maio de 2014)

- 72ª Exposição Agropecuária de Cordeiro – RJ (18 e 20 de Julho de 2014)

- 5º Circuito Cultural de Arte Entre Povos – Laje do Muriaé (RJ) CIEP 343 – Prof. Emília Diniz Ligiéro e Colégio Municipal Ary Parreiras( 11, 12 e 13 de Agosto de 2014)





Cursos que ministrou:



- Na Loja ArteSanato – Av. Themistocles de Almeida nº 280 – Santo Antônio de Pádua (RJ)  (Março à Setembro de 2011)

- Casa dos Saberes -Rua Rodrigues Alves nº 455 – São Pedro da Serra – Nova Friburgo (RJ)  (Abril de 2011)

- Atelier Eunice Caldas - Av. Getúlio Vargas nº 21 – Santo Antônio de Pádua (RJ) (Abril à Outubro de 2012)

 - GEAP Grupo Espírita Antônio de Pádua Rua Barbosa nº 132 – Bairro Farol – Santo Antônio de Pádua (RJ) (Junho de 2014 em andamento)

- 35ª Exposição Agropecuária e Indústria de Santo Antônio de Pádua (RJ). Decoração do Stand da Secretaria do Meio Ambiente (Toda decoração foi feita com material reutilizado) (25 a 29 de Junho de 2014)

- Natal Reciclado - Prefeitura de Santo Antônio de Pádua em (2013): trabalho com os alunos do Centro Social de Artes e Lazer e com pessoas  da 3° idade, em 16 praças de Pádua e Distritos. Foram confeccionados 16 papais Noel, 16 árvores de natal, 14 guirlandas, 14 bengalas, 14 velas, 30 bolas decorativas e 3 bonecos de neve (utilizamos aproximadamente 15 mil garrafas pet).



Homenagem Recebida:



- Trabalho dos alunos do curso de Ciências Naturais da UFF, sobre a vida e a Obra da Artista Plástica Eunice Caldas. Semana de Ciência e Tecnologia – UFF – Santo Antônio de Pádua (18 de Outubro de 2012)



Objetivo/Fundamentação:


O objetivo deste trabalho é despertar nos alunos a conscientização quanto à importância da preservação do meio ambiente e da natureza e os graves problemas oriundos do excesso de lixo no planeta, através da reutilização dos materiais recicláveis, transformando-os em objetos decorativos e brinquedos.  


Edilene Peres



Nascida em Nanuque (MG) atualmente residindo em Usina Santa Maria Distrito de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Edilene Ferreira é Ceramista, com formação através das Oficinas Técnicas Artesanais pelo Projeto ROÇARTE, realizado pela ARARTE (Associação Raposense de Artesãos) mantido pela Petrobrás. Tem ministrado diversas oficinas de cerâmica com grande êxito nos estados: RJ, MG e ES.





Oficinas e exposições realizadas:



- Exposição de cerâmica no ECLB em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), no 4º Circuito Cultural Arte Entre Povos em 2013.

- Exposição de Cerâmica no Museu da Cerâmica em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), no 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos em 2015.

- Exposição de Cerâmica na Casa da Cultura Dr. Manuel Ligiéro em Laje do Muriaé (RJ), dentro da programação da 13ª Semana de Museus organizada pelo CCMB em maio de 2015.

- Oficinas de Cerâmica na Praça da Cultura, em Laje do Muriaé (RJ), dentro da programação da 13ª Semana de Museus no CCMB em maio de 2015, em Laje do Muriaé (RJ).

- Oficinas no CCMB, em Laje do Muriaé (RJ), dentro da programação da 13ª Semana de Museus organizada pelo CCMB em maio de 2015.

- Oficinas de Cerâmica no CCMB, em Laje do Muriaé, dentro da programação da 3ª Primavera de Arte, Educação e Cultura em novembro 2015.

- Oficinas de Cerâmica por ocasião do 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos em 2015, nos municípios: Bom Jesus do Itabapoana (Sítio Rio Preto), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Sacramento, distrito de Manhuaçu (MG).

- Oficina de Cerâmica C.E. Roberto Silveira em Bom Jesus do Itabapoana em 2015

- Oficina de Cerâmica Escola Estadual Horácio Plínio em Bom Jesus do Norte em 2015.




Cimar Pinheiro



Cimar Pinheiro é historiador, fotógrafo, poeta e andarilho. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 20 de julho de 1954, foi criado em Angra dos Reis (RJ) e atualmente reside em Dores do Rio Preto (ES). É formado em História com Especialização em História Social e História Cultural Afro-brasileira, mas sempre se dedica a espalhar cultura pelos lugares onde anda.

É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e daAcademia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia.

Pesquisa, desde 1999, os caminhos antigos da região sudeste, inicialmente os da região de Angra dos Reis e Paraty que foram importantes para o desenvolvimento da Província do Rio de Janeiro, no século XIX, dedicando atenção especial à Vila de Mambucaba, tombada pelo IPHAN, e sua estrada antiga. Em 2009, iniciou uma pesquisa sobre o município de Dores do Rio Preto e a antiga estrada ligando Mariana (MG) à Vila de Itapemirim (ES), construída no século XIX.

Em fevereiro de 2001, editou o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, com a intenção de mostrar a beleza da história angrense por meio de seus monumentos. Em 2012, participou com três textos sobre a vila de Mambucaba, no livro“Histórias e imagens de Angra dos Reis”, editado pela Água Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Angra dos Reis (RJ).

Foi agraciado, em novembro de 2005, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis, pelos serviços prestados à cultura angrense. Em dezembro de 2007, foi agraciado pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, com o Colar de Cunhambebe. Em outubro de 2011, recebeu da Câmara de Vereadores de Dores do Rio Preto, o título de Cidadão Riopretense, pelas mãos do Vereador Eder Polido de Aguiar. Em setembro de 2013, foi agraciado pela presidente da Academia das Artes Cultura e Letras de Marataízes com a medalha Rubem Braga, pelos serviços prestados à cultura. Saiba mais sobre Cimar Pinheiro no site:
http://www.fcmpe.com.br/FCM-Principal/Quem_somos/QuemSomos.htm





Diego Braga 







O estreante oficineiro Diego Braga de Morais fala de si:

 “Meu  nome  é  Diego  Braga  de  Morais,  27  anos,  brasileiro de  Mauá-SP, atualmente residindo em Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Quando  criança,  assim  como  muitas crianças  da  minha  idade,  eu  não  gostava de  ser  fotografado,  porém,  ainda  jovem,  comecei  a  me  interessar por  fotografia, mais precisamente por fazer fotografias. Aos 14  anos,  ganhei  da  minha  mãe  uma  câmera  compacta  simples,  que  até hoje  é  guardada  com  muito  carinho.  Quando  eu  a  carregava  com  um  filme, pilhas,  e  a  colocava  na  mochila  para ir à  escola,  eu  me  sentia  com  o  poder nas mãos,  eu  sentia  que  tinha  o  poder  de  congelar o  tempo,  de  aprisionar memórias,  e  saia  capturando  tudo  o  que  me  chamasse  a  atenção  pelo caminho. Eu  ainda  não  sabia,  mas havia  me  tornado  um  Street  Photographer, que  registrava  as ruas  com  seus reflexos  em  poças  d’água,  as pessoas conversando,  passeando  com  cães,  e  vez  por outra,  alguém  que apenas tivesse  chamado  a  minha  atenção,  mesmo  que  essa  pessoa  não estivesse  fazendo  nada  em  especial,  que  estivesse  ali,  apenas  fazendo  parte do cenário. Com o passar do  tempo,  senti  a  necessidade  de  ter  mais controle  sobre as fotografias  que  fazia,  então,  em  2007  eu  comprei minha  primeira  câmera profissional,  uma  câmera  analógica  usada,  que  me  deu  total controle  sobre  a minha  fotografia,  permitindo  que  eu  mesmo  definisse  todos  os  parâmetros  de captura. Mas, com  toda  essa  liberdade  em  mãos,  percebi que  precisava  aprender a  usá-la  corretamente  para  alcançar os resultados  almejados,  e  sem  condições  de fazer um  curso  de  fotografia,  decidi  aprender  tudo  por conta  própria,  recorri a livros  e  revistas sobre  o  tema,  lia  absolutamente  tudo  que  encontrava  sobre fotografia,  a  cada  novo  truque,  a  cada  nova  técnica  que  eu  lia  nos livros  e revistas,  eu  pegava  minha  câmera  e  ia  colocar em  prática  o  que  eu  havia aprendido,  eu  fotografava  exaustivamente  até  ter domínio  sobre  tais  técnicas,  e, assim,  aos  poucos  fui  evoluindo  e  adquirindo  o  conhecimento  necessário  para exteriorizar minhas ideias, pensamentos e sentimentos em forma de imagens. Hoje,  13  anos  depois  do  primeiro  clique,  eu  aprendi muito  com  a  fotografia, não  apenas  detalhes  técnicos, mas  uma  nova  maneira  de  observar  o  espaço  à minha  volta,  pessoas,  animais, detalhes do  ambiente  que  na  maioria  das  vezes passam  despercebidos por nós e  que  nos oferecem  infinitas possibilidades criativas. Bem,  acho  que  finalmente  descobri  o  que  era  o  famoso  Olho  fotográfico  sobre o  qual eu  tanto  li,  e  espero poder  partilhar  meu  conhecimento  com  outras pessoas,  e  quem  sabe  despertar nelas  a  vontade  de  embarcar  nessa  jornada em busca  de  uma  nova  maneira  de  observar  e  de se  relacionar com  outras pessoas e  com  o  ambiente,  uma  jornada  em  busca  de  seu  Olho  Fotográfico".




Contatos:


centroculturalmariabeatriz@gmail.com
Celular e WatsAzapp (22) 996142995

ORGANIZAÇÃO NACIONAL:
CENTRO CULTURAL MARIA BEATRIZ





Um comentário:

  1. Muito bom esse movimento cultural. Pelo que pude observar, remanescem ainda do 5º Encontro os meus amigos queridos Philip Jhonson, Cimar Pinheiro e Eunice Caldas. Todavia, senti falta de pelo menos tres seguimentos culturais que a meu ver deveriam fazer parte do 7º Encontro: MÚSICA, POESIAS e DANÇAS. Uma pena. Quem sabe no 8º Encontro os organizadores lembrarão disto e também deste poeta escritor e violonista. Abraço a todos. Parabéns aos artistas.

    ResponderExcluir