segunda-feira, 4 de julho de 2016

O Ateliê da Bia, "Feito por Mim", está de volta


O Ateliê da Bia "Feito por Mim" está de volta, após pedidos de antigos clientes. Maria Beatriz, a Bia, informou que toda a renda obtida com as vendas será revertida para as atividades sociais do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ).




Peças confeccionadas com lã de qualidade importada e nacional (fios: Imagine e Perla - produzidos na Turquia, importados e distribuídos no Brasil por Coats Corrente LTDA. Loucura, Sensual e Pompom – produzidos na China, distribuídos no Brasil por Círculo S.A e fios Pingouin Família - Pingouin Paramount, é referência no mercado brasileiro têxtil).






Maria Beatriz comenta sobre sua trajetória no Ateliê: 
"Em 1982, percebendo a necessidade de oferecer cultura para suprir os momentos ociosos dos jovens, criei a Associação Cultural e Educacional em Artes, que hoje tem o nome de Associação Cultural e Educacional "Flor de Esperança". Esta tinha como finalidade trazer os jovens para o aprendizado de várias habilidades como o artesanato, ressaltando o ponto de cruz, tricô, crochê, vagonite, fuxico, bordados com pedras, pinturas, montagens e outros. A quantidade de jovens interessados foi crescendo ao longo do tempo. Como entendi que os jovens não poderiam simplesmente aprender e, depois, tudo acabar no esquecimento, procurei estimular a execução dos trabalhos e vendas. Assim, criei uma confecção com o nome Ateliê da Bia “Feito Por Mim” tendo como colaboradoras as minhas irmãs, Vera Marina e Maria Aparecida. Esta, assim como a Associação funcionavam em minha residência. Todo o material e maquinário foram oferecidos por mim. Os jovens, depois de aptos, entravam com o seu trabalho. Cada peça produzida gerava renda para eles, calculada por dia trabalhado, de acordo com o salário mínimo vigente.
Em 1995, abri uma loja (Netinho Perfumaria – o nome se deu em homenagem ao meu filho) para a venda de cosméticos da AVENT e perfumes da ARRIÉGE. Criei um espaço dentro dessa loja para a venda dos artesanatos confeccionados pelos jovens da nossa confecção “Feito Por Mim”. Alcançamos sucesso por um bom tempo. Logo, contudo, surgiram as dificuldades de rotina no comércio, e precisei fechar a loja, mas continuamos em minha residência fazendo ofertas dos produtos para as cidades vizinhas. Essa atividade resultou em grande êxito, os trabalhos dos jovens lajenses, foram conhecidos até no exterior através de estudantes que foram para os Estados Unidos. Estes compravam artigos artesanais e levavam para presentear as mães sociais. Até hoje temos frutos desse trabalho. Alguns dos jovens da Associação deram continuidade e, hoje, adultos, ainda confeccionam belíssimas peças, uma das jovens tem até hoje o seu próprio ateliê.
Em 2000, ingressei no CIEP 343 como Amiga da Escola e para lá levei as aulas de artesanatos para somar no Projeto Paz Na Escola, que foram muito bem aceitas e produtivas por 5 anos. Precisei interromper o atendimento à escola devido à falta de tempo, mas continuei atendendo os jovens em minha residência nas horas vagas. Nesse período, o CIEP tinha como diretor o Professor Antônio José Pio, que me homenageou com um certificado de Amiga da Escola.
Em 2010, outras atividades foram aparecendo e precisei abandonar por completo o Ateliê e também as oficinas.
Agora, em julho de 2016, retorno aos poucos a dedicar-me ao artesanato. Reabrindo o Ateliê, irei confeccionar, de início, peças através de encomendas. Ano que vem pretendo fazer um estoque e retomar também as oficinas. Minha primeira encomenda foi entregue em Itaperuna na Fabs Boutique, que foi a primeira Boutique a adquirir e aprovar os meus produtos no ano de 2000. Obrigada, Tônia, pela preferência e confiança."

 

Um comentário:

  1. A oportunidade de tomar conhecimento da cultura da minha terra natal não tem preço, parabéns para os blogueiros.

    Saudações musicais.
    https://www.youtube.com/watch?v=xqeGzpvK4s0
    TOMEM COMO HOMENAGEM ESTE SAMBA...
    https://wwwpalcomp3.com/ademirfdesouza/escritores-poetas-poetizas-isrc-br-d7d-13-00004-ademir-de-souza/
    https://www.palcomp3.com/rosanamorenocantora/o-nosso-amor-corda-bamba-br-d7d-13-00002-rosana-moreno/
    https://www.youtube.com/watch?v=WA8Pz0vhi24

    ResponderExcluir