quinta-feira, 3 de outubro de 2019

BETO TRAVASSOS: UM GÊNIO DE NOSSA CULTURA





Nascido em Itaperuna (RJ), no dia 17.04.1961, Beto Travassos é engenheiro metalúrgico, advogado, músico, compositor, arranjador, instrumentista, escritor, poeta e editor. É fascinado pelo conhecimento e pelas possibilidades de realizações que este conhecimento pode oferecer, se houver um bom aprendizado.



Como instrumentista, toca piano, violão e acordeon – que chama de sanfona – sua grande paixão. Também canta, faz apresentações em recitais de músicas e poesias, em eventos culturais relacionados com a literatura, festivais de canções – suas músicas já foram vitoriosas em alguns festivais importantes –, saraus universitários etc...



O amor pela música e poesia surge, ainda na infância, naturalmente, bem antes de se pensar em Engenharia ou Direito, mas em decorrência das festividades escolares, reuniões de família – os avós e tios eram músicos – e do contato diário com sua mãe, que cantava muito e tocava piano, além de declamar poesias. Um verdadeiro aprendizado sobre músicas e poesias de gerações anteriores à sua, que marcou, enormemente, o seu modo de ver e sentir a vida, através da arte de compor e escrever.



O poeta e compositor começou a tocar, cantar, declamar, escrever e compor, durante à sua adolescência – década de 70 -, sem pretensões de viver profissionalmente de sua arte, mas sob forte influência dos movimentos culturais que marcaram aquele tempo. Foi um período  muito especial da música e da poesia brasileira, quando surgiram grandes nomes e bandas, que enalteceram a nossa cultura, numa verdadeira explosão de músicos, compositores, poetas e escritores, nacionais e internacionais, e o surgimento de vários festivais de canções e ainda recitais de poesias, com uma diversidade enorme desses eventos, onde se valorizava o conteúdo dos poemas e textos, esquecendo um pouco o formato literário, para deixar o poeta ou o escritor mais livre e bem à vontade com sua caneta e a folha de papel.

Dois irmãos geniais: Beto e Raul Travassos

Beto Travassos viveu a sua arte, todos os dias da sua vida, apesar de seguir a Engenharia como profissão. Na verdade, muitos de seus textos foram escritos dentro ônibus, barcas, aviões, ou um outro transporte, público ou não, em engarrafamentos demorados na ida e na volta do trabalho, em quartos de hotel, em horários de almoço, em momentos de lazer ou feriados, nos momentos de solidão, de apreciação ou de imaginação, nos finais de semanas, nas férias, em viagens de turismo etc...



Como compositor, o músico entona as notas que emanam de sua alma, escreve letras para suas músicas ou musicaliza seus poemas, fazendo melodia, harmonia e arranjos musicais, inclusive.



Como escritor, escreve sobre as coisas que vêm do coração, do sentimento humano, triste ou alegre, romântico ou questionador, numa linguagem cotidiana e bem poética, mas que trazem os requisitos e ingredientes para registrar, ornamentar ou enaltecer aquele sentimento, que lhe toca e provoca a busca pelas letras.

Beto Travassos é presidente da Academia Bonjesuense de Letras

Beto Travassos estudou Engenharia Metalúrgica e Direito, trabalhou como Chefe do Setor de Análise Econômica e Mercado, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – do Ministério da Justiça – MJ – durante 4 anos, e também como Engenheiro do Programa Nuclear Brasileiro, na Eletronuclear – no Rio de Janeiro (sede) e Angra dos Reis (na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto) – durante 34 anos.



Recentemente, o escritor foi empossado na Academia Bonjesuense de Letras – ABDL – e eleito Presidente da mesma.

Beto Travassos recebeu a Medalha Escritor José Candido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário