domingo, 27 de outubro de 2019

O SUCESSO DO 10o. CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS em LAJE DO MURIAÉ (RJ)


O Circuito Cultural Arte Ente Povos aconteceu em Laje do Muriaé, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, organizado pelo CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz e contou com os seguintes apoios: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Venina Rocha Freitas, Encontros Latino Americanos, Luciano Paiva,  Jornal O Norte
Fluminense e Pedro Lucas.

Os pequeninos e grandes artistas do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria de Campos dos Goytacazes, (Grupo Gotta), com grande brilhantismo se responsabilizaram pela abertura do evento no dia 21. Às 15h, tivemos a oportunidade de ouvir histórias contadas por crianças de 5 a 10 anos com performance única, que emocionou crianças e adultos presentes. O grupo é referência em incentivo à leitura, em tempo de cultura digital,que fica cada vez mais desafiador despertar as crianças para o universo dos livros de literatura.   O grupo Gotta consegue transpor limites do nosso tempo e encantar a todos  para a arte literária.

Nas noites dos dias 21 e 22 de outubro, contamos com grandiosas e emocionantes apresentações dos artistas lajenses: Grupo de Teatro 0800, Grupo de Teatro Lagente, Grupo de Flautas Gotas da Esperança, Show com Pedro Lucas, apresentação musical na gaita com Gilson Carrolé. Para abrilhantar ainda mais o nosso evento tivemos grandiosas apresentações com os seguintes artistas: Dança Cigana e Dança Árabe com as bailarinas de Barra de São João, Dilma Yára e Amlid Amar e show com Valber Meireles de Itaperuna. Foram noites de grande encantamento que contagiou o público presente.

A Casa da Cultura, local onde ocorreu o evento, foi ornamentada por Luciano Paiva, Subsecretário de Cultura.

Vale ressaltar a importância da presença de um considerável número de crianças e jovens da cidade que participaram do evento, que certamente marcará a vida de todos, como tem acontecido todos os anos. Além de um considerável público, marcaram presença no evento, a Secretária Municipal de Educação, os Secretários: de Gabinete, do Meio Ambiente, de Saúde, de Esporte e Lazer, Diretores das Escolas e  o Prefeito Municipal, Dr. José Eliézer Tostes Pinto, que  se emocionou com as apresentações. Ele prometeu continuar colaborando com os projetos culturais para enriquecimento da cultura local.

Durante os dias 22 e 23, no Colégio Municipal Ary Parreiras e na Escola Municipal Maria Petronilha Borges Freitas, ocorreram grandiosas oficinas encantando alunos, professores e funcionários, tais como: Oficina de desenho e pintura, com o artista cubano Francisco Rivero, oficina de chaveiro de boneca, com a artesã de Teresópolis Livene Faria, oficina de Cinema com o cineasta carioca Phillip Johnston, Oficina de Jazz Musical com a professora Dilma Yára e Oficina de Dança Núbia com a professora Amlid Amar, ambas de Barra de São João.

As fotos foram cedidas pelos artistas do Circuito Cultural, por Maria Beatriz e pelos  professores das Escolas participantes.

Foi emocionante a integração, fortalecendo os laços de amizade entre os povos, verdadeira inclusão artística e cultural e a aquisição de novos conhecimentos. O público presente se surpreendeu e se emocionou com cada apresentação. A integração entre artistas e a população permitiu um ambiente saudável, de empolgação, trazendo a convicção de que este enriquecimento humano é necessário, para melhor valorizar a nossa terra, a nossa gente, a nossa raiz.

Acredito que esta história cultural que está no décimo ano de existência e resistência, permanecerá na lembrança de todos que contribuíram e participaram para que chegássemos até aqui. Tenho  a esperança que este evento se mantenha viva sempre e que futuramente, a nova geração conduza-o e que não se prenda a nomes, mas que seja uma ideia contagiante, uma construção coletiva, que atinja mais e mais pessoas, mais e mais municípios em todas as regiões do nosso Brasil (Maria Beatriz).

AGRADECIMENTOS: Sinceros agradecimentos aos artistas/circuiteiros, às Escolas que nos receberam com comprometimento e carinho, a todos os nossos parceiros e colaboradores, o meu agradecimento especial ao idealizador do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Dr. Gino Bastos, por  confiar essa tarefa ao nosso município. Obrigada!

Nota: O CCMB - Centro Cultural Maria Beatriz organiza nacionalmente o Circuito Cultural Arte Entre Povos de modo idealista, sem qualquer objetivo financeiro.

Gratidão!
Maria Beatriz
Organizadora Nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos
Diretora do CCMB - Centro Cultural Maria Beatriz de Laje do Muriaé (RJ)
Diretora do Departamento de Cultura - Portaria 010/2019
Centroculturalmariabeatriz@gmail.com
cel. 22 996142995






















Nenhum comentário:

Postar um comentário