sexta-feira, 11 de outubro de 2019

.........Trabalha e Confia
........................................

Joel Boechat


   Cantinho
   De reflexões.
   Matheus  20.  1.16

Ao primeiro clarão da
Madrugada  ...
Uma turma já havia sido
Contratada para trabalho
nos campos e olivais...
Pagamento  acordado.

Ninguém,  remuneração
Oferecia ao trabalhador
Que não fora escolhido...
Talvez pela compleição tão
franzida, nenhuma atenção 
deram ao infeliz rapaz.

Se aproximava o fim do dia,
Nenhum serviço,  nada ! ...
Assim, permaneceu triste
O coitado,  até a Undécima
Hora...

Até que o dono da vinha,
procurando a melhora...
nos ganhos da produção ,
Ao passar pelo vicinal corte
de caminho...
Veio conversar com aquele
Trabalhador ...

Que fazes aqui ?
Ninguém te assalariou ? 
Tenho um resto de serviço
pois um de meus servos,
adoeceu e ao serviço faltou
Pega tua enxada e vem
Ter comigo agora ...

O servidor  necessitava pelo
Menos de uma côdea de pão
Sem demora...
Com ar de alegria,  sorriu
e mostrou sua gratidão ...
Obrigado Meu Senhor...
Por me agraciar com a sua
Penhora...

Ao desvanecer, o Sol ...
tinha  cores já desbotadas
No arrebol...
E a gleba estava roçada,
aguardando as sementes
que alí seriam plantadas

Uma fila dos diaristas, foi
formada pelo dono da vinha
e, a cada um, o pagamento
em espécie,  do que havia
sido ajustado..

O trabalhador  da última hora ...
Recebeu o soldo, com igual
Moeda que a outros foram
entregues  pelo esforço do dia ...

Da fila, o mais suarento se
revolta com pagamento
feito com Amor,  àquele
servidor... E indaga...

Por que  a quem menos
Trabalhou, remuneras
da mesma maneira?
Trabalhamos  todo  o dia
E a tarde inteira ...
Não  é justo, Senhor  !

Cala-te,  infiel servidor...
Não te devo nenhum favor
Se não estás satisfeito...
Com o que foi combinado
Deixe a charrua de lado
Não precisa vir mais ...
Em Teu lugar,  colocarei
quem sem reclamar, vem
Comigo trabalhar...

Hoje, por certo, dele foi
menor a batalha ..
Amanhã será igual a tua
Ingrato... siga agora com teu
Ganho e pega o caminho
da rua...

Muitos apreciariam ganhar
A menor moeda pelo suor
Que vejo em ti ...
Mas, sou justo sim ...

Reclamas de ser bom o meu coração...Por ventura,
Na provejo teu sustento?
Não sou avarento .
Para os outros , servirás de
Lição...

Quem trabalha e no  seu
Senhor Confia !
Um dia...
Terá vinha iguazinha  à minha...
E fará mais jus ao Pão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário