terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Bob Flávio e o comprometimento com a cultura e com Bom Jesus

Bob Flávio no Restaurante Alma, na Cachoeira da Fumaça: "comprometimento com a cidade e a cultura"


Bob Flávio, festejado ator profissional, nascido na Usina Santa Isabel, é um gigante de nossa cultura. Em 2019, à frente da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Urbanismo, realizou um dos maiores festejos culturais de todos os tempos, por ocasião da tradicional Festa de Agosto.

Em uma rica programação, homenageou Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, então com 99 anos de idade, dando seu nome à Tenda Cultural. 

Bob Flávio homenageou Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, na Tenda Cultural Elcio Xavier, em 2019

Homenageou, também, os heróis da primeira emancipação de Bom Jesus, a partir de 25/12/1890, Pedro Gonçalves Jr, o Cel.  Pedroca, representado por sua neta, Maria Apparecida Dutra, e Cel. Luís Vieira de Rezende, representado por seu neto Guido Rezende. 

Bob Flávio e Maria Apparecida Dutra, neta de Pedro Gonçalves da Silva Jr., o Cel. Pedroca

Bob Flávio e Guido Rezende, neto do Cel. Luís Vieira de Rezende

Mereceu homenagem, ainda, José de Oliveira Borges, o primeiro prefeito após nossa segunda emancipação, ocorrida em 1o./01/1939, que foi representado por vários descendentes.

Bob Flávio e os descendentes de José de Oliveira Borges

Outro importante homenageado foi o memorialista Zico Camargo, autor de uma importante obra histórica: "Bom Jesus do Itabapoana". Ele foi representado por vários netos.

Bob Flávio e os descendentes do memorialista Francisco Teixeira Camargo, o Zico Camargo

Na oportunidade, realizou, ainda, um inédito cortejo, na Praça Governador Portela, pelos prédios históricos edificados no século XIX e XX, com personagens vestidos a caráter, que representaram o Tenente José Teixeira, que construiu o prédio onde está situado atualmente o Big Hotel, e sua esposa Roza Alves Teixeira. A Lira 14 de Julho, de Rosal, fez o acompanhamento musical.

Uma comitiva capitaneada por dois atores, vestidos a caráter, representaram o Tenente José Teixeira, que construiu o prédio do Big Hotel, em 1875, e foi proprietário, no século XIX, da área abrangida entre o prédio do Big Hotel e a rua que o homenageia, e sua esposa Roza Alves Teixeira.

Bob Flávio idealizou, ainda, com êxito, um encontro de Corais, na escadaria do prédio do Big Hotel.


Grupo Musical Amantes da Arte se apresentou na escadaria do Big Hotel, no Encontro de Corais, em 2019, inesquecível evento organizado pelo então secretário de cultura Bob Flávio

Além de outras imersões na história e cultura da Bom Jesus, Bob publicou edital no jornal O Norte Fluminense, convidando os interessados a uma reunião com o objetivo de reativar a Academia Bonjesuense de Letras, o que acabou ocorrendo no dia 15 de agosto daquele ano. A entidade passou a contar com Beto Travassos como presidente e o mesmo anuncia o lançamento de um livro histórico: ANTOLOGIA (Prosa e Verso), previsto para a comemoração de 3 anos da revitalização da entidade.

A Academia Bonjesuense de Letras foi revitalizada no dia 15/08/2019, na Praça Governador Portela


Bob protagonizou, ainda, uma exitosa distribuição de livros, na Tenda Cultural Elcio Xavier.

Bob Flávio distribuiu livros por ocasião da Tenda Cultural Elcio Xavier, na Festa de Agosto de 2019


No dia 27 de abril de 2019, data em que se comemorou 156 anos de nascimento de Padre Mello, o pároco açoriano, Bob organizou, na Praça Amaral Peixoto, conhecida como Alto da Santa Rita, a bela "2a. Festa Portuguesa Com Certeza", com o apoio do Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira.


Alunos do Centro Educacional Rosa de Souza Pereira, de Bom Jesus do Norte/ES, comandado pela Madre Virgínia Alves Lima, em 2019

Após deixar a Secretaria, Bob, durante a pandemia, teve a grande ideia de criar uma empresa voltada para a cultura: "Usina de Cultura", que leva a referência ao seu torrão. natal.

"Minas Triunfante: Mário Andrade e o Modernismo" e "São Paulo Cultural: Embu das Artes", são dois eventos de envergadura que Bob Flávio proporcionou, com êxito, a vários moradores de nossa região.

Sua mente inquieta, contudo, não para e já planeja para 2022 outros eventos de realce. A realização de eventos com Café, Jazz e Literatura estão em seu horizonte.

Uma homenagem ao Hotel Itavale está em seus planos, assim como a realização de uma inédita "Virada Literária", idealizada para acontecer no quadrilátero que envolve a escadaria da prefeitura até a Delegacia de Polícia. Tudo isso, com os cidadãos ganhando presentes literários.

Segundo Bob Flávio, "tenho comprometimento com a arte e com a cidade!".

Bob Flávio sintetiza a capacidade de agir e transformar a sociedade através da cultura, assim como de sonhar com os pés no chão. Sintetiza, enfim, o que todos almejamos para o nosso município e país: uma sociedade humanizada, voltada para os bens culturais.

Bob Flávio: ator e agente da cultura e da história




Nenhum comentário:

Postar um comentário